É indubitável, a princípio, que a má base educacional é fator determinante para a permanência do problema. Para o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Ou seja, se há um problema social, a como base uma lacuna educacional. No que refere-se ao valor da educação nas transformações sociais no país, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que as escolas não estão cumprindo seu papel no sentido de reverter os obstáculos, pois não está trazendo às salas de aula o conteúdo que ajam na resolução da questão.
Além disso, cabe salientar que a falta de debate apresenta-se como outro fator que intensifica o problema. O filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, percebe-se um problema no que se refere ao debate das transformações sociais, que tem sido silenciado e que tem poder quando se tem bases e estudos adequados. Assim, sem diálogo sério e influência de informações pelas redes de ensino brasileiro esse sobre esse impasse, sua resolução é impedida.
É necessário, portanto, medidas estratégicas para alterar esse cenário. Logo, é preciso a criação de novas grades de ensino que informem os caminhos para as transformações do país, pelo Ministério da Educação(MEC) em parceria com o Conselho Nacional de Educação(CNE). Tais mudanças devem ser amplamente divulgadas e detalhadas a proposta aos estudantes, visando a necessidade de novos conhecimentos poderosos para a sociedade e a influência que ele tem no futuro dos brasileiros. Por fim, é importante que a comunidade brasileira olhe para o problema com mais atenção, pois como descreveu o poeta Leminski: "Em mim, eu vejo o outro".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada