Avatar do usuário
Por euanderson2
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80954
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante dos país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a falta de democracia ao acesso a literatura brasileira, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro lugar, é imperioso notar que a negligência do Estado potencializa a falta de acesso a livros no Brasil. Esse contexto fe inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Bauman, que as descreve como presentes na sociedade brasileira, entretanto, sem cumprirem sua função social como eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, os baixos índices de leitura são agravados pela dificuldade no acesso a livros. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se necessária a intervenção estatal.

Outrossim, é igualmente preciso apontar o preço elevado dos livros como outro fator que contribui para a manutenção do problema. Posto isso, de acordo com o Instituto Pró-Livro e o Ibope, 74% dos entrevistados não compram livros. Diante de tal exposto, fica evidente a relação entre os preços altos com a falta de interesse em consumir. Logo é é inadmissível esse cenário continue a perdurar.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que o acesso a democrático a literatura seja alcançado, urge que o Ministério da Economia diminua o preço de obras literárias brasileiras reduzindo os impostos sobre elas. Paralelamente, é imperativo que o Ministério da Cultura construa novas bibliotecas em cidades do interior e em grandes centros para incentivar o hábito da leitura. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade de acordo com os elementos da Magna Carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
117 Exibições
por RLCarniel
3 Respostas 
225 Exibições
por Bhmzx
1 Respostas 
193 Exibições
por Leite
6 Respostas 
391 Exibições
por Theuzim99
0 Respostas 
173 Exibições
por ludi2nep09
4 Respostas 
245 Exibições
por elizasolanum
1 Respostas 
90 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
762 Exibições
por Stela06
0 Respostas 
539 Exibições
por giseletr34
0 Respostas 
481 Exibições
por Jujudopix
Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

A série brasileira "bom dia,Ver&oc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM