Primeiramente, vale ressaltar que a falta de dinheiro é uma situação enfrentada por milhões de habitantes no Brasil, como mostram os dados de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, que afirma a existência de cerca de 30 milhões de pobres no país. Logo, por conta da carência de capital, esses cidadãos não possuem condições de adquirir alimentos, tendo sua saúde prejudicada. Também vale destacar a negligência do governo quanto a essa situação, já que, ainda segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o número de brasileiros vivendo na pobreza triplicou em seis meses.
Em segundo lugar, a inflação pode ser apresentada como agravante do problema em questão. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação dos últimos doze meses foi acime de dez por cento, uma taxa preocupante e que, somada à escassez de dinheiro com qual a população sofre, impede a compra de comida por conta dos preços demasiado altos. Contudo, essa situação é mutável.
Com o objetivo de minimizar os impactos da insegurança alimentar, é dever do Governo Federal criar programas que oferecem auxílio financeiro a famílias em situações de emergência, enviando quantia de dinheiro periodicamente e que sejam suficientes para suprir suas necessidades alimentares. Ademais, cabe ao Ministério da Economia tomar providências para frear o aumento descontrolado de preços de alimentos, diminuindo taxas de importação e gerenciando melhor o valor da moeda nacional. Desta maneira, mais pessoas terão acesso à segurança alimentar e a fome se tornará um problema a menos no mundo atual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.