A partir disso, é válido ressaltar a negligência por parte do governo diante da grade curricular escolar tradicional como um dos grandes motivos pelo qual o problema tende a permanecer, dado que, a educação pública não apresenta matérias que capacitam o indivíduo para a realidade empresarial. À vista disso, o cantor Gabriel O Pensador, em sua música "Estudo errado" critica o método de ensino vigente e defende a reivindicação de uma escola que, de fato, vá além dos conteúdos tradicionais. Nesse sentido, pode-se observar uma lacuna tanto na educação quanto na postura dos governantes diante da falta de criação de medidas que auxiliem na superação das adversidades do empreendedorismo.
Ademais, outra dificuldade apresentada é a burocracia para se abrir um negócio, visto que, na maior parte das vezes, os processos são demorados e existem várias etapas que podem "travar". Sob essa perspectiva, o sociólogo Raymundo Faoro retrata o sistema burocrático do país na figura de um monstro com a cabeça grande – pensa muito – e corpo pequeno – age pouco, tendo em vista a ampla burocracia de pequena eficácia. Logo, é inadmissível que esse cenário continue.
É evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, torna-se interessante que o Ministério da Educação (MEC) promova, por meio de verbas governamentais, projetos e cursos gratuitos de capacitação para pessoas que tenham interesse em abrir seu próprio negócio, com o objetivo de aumentar a qualificação profissional e proporcionar um conhecimento aprofundado acerca do tema, superando, assim como Walt Disney, os empecilhos do empreendedorismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada