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Por vanmed
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#80919
O volume total de lixo produzido no Brasil aumenta anualmente, principalmente de materiais não biodegradáveis. Isso se torna um problema uma vez que a maior parte do descarte dele ocorre de forma incorreta ocasionando seu acúmulo no ambiente, seja decorrente das insuficientes ações do Poder Público em coletar de forma eficaz os materiais para reciclagem, seja da inércia do homem como parte da sociedade que os descarta em locais inapropriados.


É indubitável, de fato, que muitos avanços já foram conquistados no que tange ao destino final dos resíduos sólidos, tais como a coleta seletiva em algumas localidades e a proibição de lixões a céu aberto. Essas medidas pontuais, contudo, são incapazes de resolver a questão do lixo no Brasil, visto que a coleta seletiva, apesar de simples, ainda é incomum nos domicílios brasileiros. Além disso, são poucas as prefeituras que detêm profissionais e equipamentos próprios para a realização da reciclagem. Dessa forma, diversos polímeros com potencial para serem reutilizados vão parar em aterros sanitários, tornando-se inúteis e sendo acumulados.

Outrossim, a atitude antrópica de descartar lixos nas vias urbanas, além de dificultar o trabalho dos agentes de limpeza, também contribui, de forma significativa, para o surgimento de problemas ambientais, fisiológicos e econômicos decorrentes do acúmulo de resíduos sem o tratamento necessário. Tal situação gera consequências como: a fermentação do lixo e produção de biogás (contribuindo para o efeito estufa), liberação do chorume que pode contaminar os lençóis freáticos e propicia o aumento da população de roedores que podem propagar enfermidades como, por exemplo, a leptospirose. Dessa forma, a saúde e economia das populações ribeirinhas e carentes serão afetadas por estarem submetidos a condições insalubres.

Portanto, com o fito de garantir a correta destinação final do lixo no Brasil e aumento da coleta seletiva, cabe aos governos municipais adquirir maquinário especial e capacitar profissionais para o recolhimento adequado do lixo residencial. Ademais, urge que a Escola promova para os alunos - desde o Ensino Fundamental I - debates de conscientização e atividades lúdicas com a finalidade de conscientizar a futura geração acerca dos problemas oriundos do descarte incorreto de materiais. Dessa forma, espera-se com essas medidas que o lixo não venha mais a ser causador de problemas, mas impulsionador econômico daqueles que o recicla.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por JNakamura
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#80935
Parabéns, a sua redação ficou muito boa! Agora, se puder corrigir alguma minha, ficarei muito feliz ;)
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