Em primeiro plano pode-se considerar às raízes históricas, conforme a sociedade da idade-média o sexo feminino era visto meramente como um objeto de procriação, além disso não possuíam qualquer tipo de direito e eram constantemente violentadas. No contexto contemporâneo, embora já tenham conquistado muitos direitos como, voto, direitos trabalhistas e leis de defesa contra atos de violência, as pessoas do sexo feminino ainda sofrem desigualdade por parte dos homens, por elas serem consideradas o sexo frágil, os homens se vêm no direito de espancá-las, torturá-las e até mesmo matá-las, atos assim acabam elevando mais ainda o número de casos de atentados contra às mulheres no Brasil.
Ademais o poder que o sexo masculino exerce sobre o feminino, segundo relatos feitos por vítimas que sofreram abuso, a possessão que é efetuada pelo seu cônjuge, indicará os primeiros passos para o abuso, por conta do homem querer limitar o espaço de sua parceira, não deixando-a realizar suas atividades diárias, impedindo-a de se comunicar seja no trabalho ou com à família, e impedindo que ela saia de casa sem sua supervisão, assim o chefe da família acaba cultivando um sentimento de que ele e somente ele tem o direito de tê-la para sí.
Fica, portanto, evidente que a violência contra a mulher é uma notícia recente e é um tema que deve ser discutido, para que possa ser combatido. Sendo assim cabe ao governo a criação de leis protetivas mais eficazes que ajudem às vítimas que sofreram violência, mormente cabe às instituições educacionais( escolas, universidades, cursos,) à criação de cartilhas, direcionado ao público alvo masculino, com a finalidade de explicá-los sobre a importância do respeito em relação ao sexo oposto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada