Primariamente de acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) 75% já perceberam que existe uma dificuldade em ambientes corporativos devido a interação de diferentes gerações. A sondagem realizada durante a reunião do comitê de Gestão de Pessoas da Amcham mostra que apesar dessas empresas reconhecerem que existe conflito geracional 70% ainda não conduzem ações para que haja a inclusão de ambas gerações assim facilitando a interação e minimizando os conflitos.
Ademais ao se analisar o ambiente doméstico e as relações entre outros familiares nota-se que os jovens possuem mais acesso a informações do que seus antecessores tiveram porém não adquiriram a devida experiência e conhecimento da vida para lidar com essas mudanças na convivência. As opiniões divergentes não necessariamente precisam resultar em brigas e discussões frívolas. Ao contrário diferentes tipos de opinião ajudarão a enriquecer o encontro de soluções desde que tanto os mais novos quanto os mais velhos entendam que cada geração teve uma criação diferente da sua mas que é possível resolver diferenças e ter uma boa convivência.
Diante dos argumentos faz-se imprescindível que as pessoas de diferentes gerações por meio de diálogos e troca de experiências reconheçam que ambos possuem qualidades e habilidades para resolução de conflitos que surgem tanto no ambiente de trabalho quando no ambiente familiar fazendo com que percebam os pontos em comum e assim potencialize o que cada indivíduo há de melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.