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Por Banzai
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A internet se tornou uma ferramenta necessária para a vida de diversos indivíduos, seja para lazer, trabalho, estudos ou comunicação. Entretanto, muitos usuários não possuem o devido conhecimento de como seus dados são utilizados na internet, o que intensifica a manipulação de dados por diversas empresas de tecnologia. Consequentemente, o controle desses dados levam a consequências no ambiente real, influenciando em comportamentos individuais e dificultando a discussão de debates.

A princípio, o não conhecimento por parte dos indivíduos que não compreendem para o que seus dados são utilizados caracteriza-se como uma manipulação de dados. Tal como na série Black Mirror, na qual é demonstrada em um episódio um homem que aceita fazer parte de um experimento sem o conhecimento de seus riscos, evidenciando um desconhecimento de como as informações fornecidas ao experimento serão utilizadas. Não distante da ficção, esse cenário pode ser evidenciado também na realidade, com os diversos termos de privacidade que são aceitos sem o conhecimento prévio dos usuários, seja pelo o indivíduo não ler o documento ou pelo não compreendimento do que está escrito, por muitas vezes estar de maneira técnica e formal.

Outrossim, esse controle de dados no ambiente virtual pode ocasionar em consequências graves ao meio real. Exemplificando, a utilização de dados de usuários de uma empresa parceira da rede social "Facebook" trouxe consequências para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016, prejudicando diversos candidatos em decorrência do espalhamento de notícias falsas. Dessa forma, os algoritmos possuem uma tendência de mostrar aos usuários apenas aquilo que os convém, gerando efeitos negativos aos debates e contribuindo para uma polarização de ideias, sendo evidenciada principalmente em ambientes políticos.

Desse modo, torna-se evidente que medidas estratégicas precisam ser tomadas para amenizar esse cenário. É preciso que o Governo Federal, com o auxílio do Ministério da Tecnologia, crie medidas que evidenciem o destino das informações dos usuários enviadas aos meios virtuais. Essas medidas devem ser feitas por meio de um contato com empresas de tecnologias, que devem procurar facilitar a compreensão dos usuários em relação a como seus dados são utilizados, por meio de uma linguagem simples e informal. Assim, os usuários poderão entender como as empresas fazem uso de seus dados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por JNakamura
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#80845
corrigi a sua, agora, se possível, corrija alguma minha :)
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