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"A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos". Essa frase da filósofa Hannah Arendt, aponta para a importância de os direitos serem mantidos na sociedade. No entanto, no que concerne à questão da educação financeira dos indivíduos, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos o que configura um grave problema. Nessa perpectiva convém analisar as principais consequências relacionadas a esse fenômeno na sociedade brasileira.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de educação financeira no país. Nesse sentido, é uma disciplina que não estar na gadre currícular das ecolas difucultando desse modo a formação de cidadão conscientes e preparados para a vida adulta. Essa conjutura, segundo o filósofo contratualista John Lucke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação.
Ademais, é fundamental apontar a má distribuição de recursos como impulcionador do poblema no Brasil. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, 67% dos brasileiros possui dívidas. Diante de tal exposto vale salientar a decadência da economia estatal brasileira, já que muitos cidadãos não conseguem pagar o que devem. Logo, é inadmissível que esse necário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos . Para isso, é imprescindível que o Ministério da Econonia, juntamente com o Governo Federal, realizem propagandas e publicações nas redes socias com informações e dicas sobre administração financeira. É dever do Ministério da Educação, inserir a disciplina de Educação Financiera nas escolas, com a participação de professores economistas, a fim de melhorar o planejamento financeiro dos cidadãos. Assim, consolidará uma sociedade mais igualitaria, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Lucke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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