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Por JulianaSilva
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#80828
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê no artigo 5°, que a liberdade de crença e consciência não deve ser violada, deste modo, a lei garante culto religioso livre a todos os brasileiros. Conquanto, embora promulgada, o fundamental religioso se mostra coercitivo no que tange à contemporaneidade.
À priori, deve-se ressaltar a retrógada concepção do corpo social brasileiro, estigma de um extenso movimento histório de doutrinação. Segundo o portal de notícias G1, uma menina foi vítima de intolerancia religiosa ao sair de um terreiro de Candomblé, no Subúrbio do Rio de Janeiro, em 2015. Não obstante a nação verde-amarela ser estruturada por inúmeras crenças, o olhar segregacionista acarreta ataques em demasia, principalmente às religiões oriundas da África, como Umbanda. Em suma, faz-se imperiosa a dissolução de tal mazela.
Outrossim, é imperativo pontuar como instrumento de perpetuação que, por mais que o Estado seja laico, é notória a interferência religiosa em díspares esferas, tais como política e social. Consoante à folha de informações G1, mais de 8,7 mil candidatos a cargos políticos aderem títulos religiosos no nome de urna, logo, é explícito o uso de estratégia de persuasão eleitoral, o que germina rivalidade entre diferentes sistemas de crenças, uma vez que o Cristianismo é imposto como superior e único verdadeiro, fomentando o extremismo. Desse modo, faz-se mister a reformulação deste quadro.
Em vista dos fatos supracitados, faz-se necessária a adoção de medidas que mitiguem a intolerância religiosa. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as escolas, a uniformidade de ensino religioso - através de palestras com a participação de representantes de cada religião, a fim de combater o obscurantismo. Conjuntamente, ONG's devem atuar desenvolvendo campanhas a fito de estimular o pensamento crítico acerca da manipulação política. Assim, garantir-se-á o direito de liberdade de crença, tal como a Constituição Federal visa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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