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Por tais123
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#80810
Na série "Todo mundo odeia o Cris",é retratado de forma comedida a temática da reciclagem,e tem "Golpe baixo"-morador de rua-como pessoa que recorre a esse meio.Apesar de se tratar da ficção,o modo de vida é os desafios enfrentados pelos catadores são cotidianos no Brasil,motivados pela desvalorização da profissão por parte da sociedade e do Estado e pela separação indevida do lixo,que acaba por acarretar outras problemáticas para essas pessoas e comunidade.
Em primeira análise,os catadores de materiais recicláveis sofrem diariamente com o esquecimento por parte da sociedade e governantes,que agem como se eles não existissem ou não contribuíssem para o país.Isso se justifica,pelo fato de que grande parte dessas pessoas estão em situações precárias-como morar na rua.Além disso,o material obtido vale pouco economicamente,l que precariza mais a vida desse grupo,e por vezes as leva por necessidade a recorrer a ações fora da lei.Como fato de comprovação,o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(IPEA) aponta que os trabalhadores são responsáveis por quase 90% do lixo reciclado brasileiro,e que relatam sofrer desrespeito e acidentes de trabalho frequentemente.Desse modo,eles necessitam de soluções,que busquem amenizar todo o problema e também englobam suas raízes-como o desemprego pelo Brasil.
Ademais,a escassez de lixeiras seletivas dificulta a vida dos acolhedores de resíduos reutilizáveis,o que vem a possibilitar acidentes e até mesmo a contaminação com doenças.Dado Que,cada material tem seu destino,os catadores do ramo encontram facilidade quando existe a separação,entretanto,o país não possui em grande escala essa educação ambiental.Dessa forma,eles tem que vasculhar lixeiras,e se deparam com mais variados conteúdos.Como prova cabal,o Compromisso Empresarial para a Reciclagem(CEMPRE) informa que apenas 15% da população tem acesso a programas de coleta seletiva.Logo,a educação ambiental pouco abordada no Brasil,fere diretamente a vida daqueles que buscam seu sustento por meio da reciclagem e contribuem ativamente.
Conclui-se,portanto,que os desafios enfrentados pelos coletores de materiais reutilizáveis precisam de soluções para amenização.Dessa maneira,o Ministério do Trabalho,junto ao Ministério da Economia,deverão montar projetos,que insiram os catadores no processo de decolagem formalmente-com todas as regras de uma carteira assinada- em centro de coleta,e ofereçam profissionalização para as outras etapas no processo.Como também,o Ministério da Educação deve das foco na educação ambiental nas escolas e bairros.Assim,as problemáticas enfrentadas serão motivadas conforme o decorrer das ações propostas,amenizando situações como a de Golpe baixo da série "Todo mundo odeia o Cris".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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