Em primeiro plano, cabe a análise da falta de conscientização das pessoas, as quais muitas vezes não têm ciência dos impactos ambientais gerados pelos seus próprios hábitos. Como afirmou Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo", e por isso, é preciso oferecer informação à sociedade brasileira, para que a mesma possa policiar e corrigir seus erros no consumo de plástico.
Da mesma forma, o consumismo se configura como uma ação negligente que deve ser revista. Segundo Zygmaunt Bauman, a contemporaneidade é marcada pela liquidez social, fenômeno que se reflete na busca exagerada por bens materiais supérfluos, rapidamente descartados na natureza. No entanto, o ciclo desses produtos não acaba quando são eliminados, mas continuam oferecendo malefícios ao planeta. Nesse cenário, o plástico se destaca como uma matéria-prima abundante e que pode ser considerada como "vilã" do meio ambiente.
Portanto, se faz urgente que o consumo plástico no Brasil seja reduzido. É dever do governo federal - órgão responsável pelo bem-estar do povo - promover campanhas de reciclagem em todo o território brasileiro, por meio de palestras públicas feitas por engenheiros ambientais, biólogos e outros profissionais da área, a fim de levar discernimento aos cidadãos e diminuir a utilização e o descarte incorreto do plástico. Dessa maneira, evitar-se-á a banalização desse escândalo, como descrito por Beauvoir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.