Nesse âmbito, é importante destacar a influência do desmatamento dos biomas na crise hídrica brasileira. Dessa forma, sabe-se que o Cerrado abriga seis das oito bacias hidrográficas do país, assim como a Amazônia é, por meio da evapotranspiração de suas numerosas árvores, a principal fonte de chuva. Contudo, segundo dados do INEP, os impactos ambientais nessas áreas tiveram grande elevação em 2021, prejudicando recursos hídricos. Logo, faz-se necessária uma ação política como os ideais éticos de Kant, onde a exploração de recursos deve ser pensada visando os impactos que causaram às gerações futuras para a resolução do caso.
Ademais, é primordial ressaltar o consumo inconsciente de água utilizada na agricultura. Visto isso, de acordo com a Agência Nacional das Águas, no Brasil a irrigação é responsável pelo maior consumo de água, porém parte desse recurso é perdido, uma vez que o infortúnio está na maneira incorreta com qual o processo é manejado, como explica o site Brasil Escola, por conseguinte fazendo a água das lavouras não ser aproveitada. Em suma, medidas são necessárias para resolver a problemática.
Portanto, a crise hídrica brasileira tem relação com o desmatamento e o incorreto uso da irrigação agrícola. Por isso, para combater o ocorrido, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente, com auxílio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promova palestras e campanhas, em inúmeras mídias sociais, que retratem a importância de vigilâncias efetivas em áreas de reserva ambiental e da economia sustentável, por meio de debates, com a finalidade de preservar a natureza e seus recursos e, consequentemente, integrar valores éticos ao país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.