Diante do exposto, é evidente que a maioria das redes escolares -que constituem o primeiro ambiente social de uma pessoa- priorizam apenas o ensino de matérias extracurriculares, deixando de lado o aprendizado de se colocar no lugar do próximo. De acordo com o ativista por direitos humanos, Malcom X, a educação é o passaporte para o futuro, pois o amanhã pertence àqueles que se preparam hoje, ou seja, o ambiente educacional é encarregado de instruir o ser humano para conviver em sociedade futuramente. Fica Claro, portanto, que o sistema educacional deve incluir em sua grade curricular matérias que promovam a empatia.
Em uma segunda análise, a escassa atuação do poder estatal em solucionar tal questão proporciona a criação de um terreno fértil para o aumento da violência no corpo social. Isso porquê, segundo uma pesquisa feita pelo Mapa da Violência 2018, uma significativa parte dos estados brasileiros sofrem com a violência de gênero e mais da metade registram crimes raciais e contra orientação sexual. Dessa maneira, é preciso que as unidades federativas tomem rápidas ações que tenciona na diminuição das denúncias contra crimes de ódio.
Mediante aos fatos expostos, medidas são necessárias para resolver as adversidades da falta de empatia nas relações sociais no Brasil. Logo, o Governo em conjunto com as Ong's deve criar projetos abertos à comunidade a fim de incentivar a empatia e compreensão entre as pessoas, isso pode ser feito por meio da veiculação de propagandas que mostrem a relevância da solidariedade dentro do corpo social. Ademais, as escolas podem palestras que conscientizem jovens e crianças sobre a empatia. Por meio dessas ações mais pessoas se tornarão como Stevem e as Crystal Gems.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada