- O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
- O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
- A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
- Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
- tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
- fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
- apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
- apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTO I
Para o sociólogo húngaro Karl Mannheim, a geração consiste em um grupo de pessoas nascidas na mesma época, que viveram os mesmos acontecimentos sociais durante a sua formação e crescimento e que partilharam a mesma experiência histórica, sendo esta significativa para todo o grupo. Estes fatores dão origem a uma consciência comum, que permanece ao longo do respectivo curso de vida. A interação de uma geração mais nova com as precedentes origina tensões potencializadoras de mudança social. O conceito que aqui está patente atribui à geração uma forte identidade histórica, visível quando nos referimos, por exemplo, à “geração do pós-guerra”. O conceito de “geração” impõe a consideração da complexidade dos fatores de estratificação social e da convergência sincrônica de todos eles; a geração não dilui os efeitos de classe, de gênero ou de raça na caracterização das posições sociais, mas conjuga-se com eles, numa relação que não é meramente aditiva nem complementar, antes se exerce na sua especificidade, ativando ou desativando parcialmente esses efeitos.
TEXTO II
TEXTO III
O momento histórico e social em que cada pessoa nasceu influenciará o desenvolvimento do jeito como ela vê o mundo. E não só isso, influenciará também a forma como ela o percebe e como reage a ele. A questão é que muitas vezes dentro de um ambiente organizacional, essas perspectivas não estão alinhadas. E, devido a uma certa dificuldade do ser humano em lidar com o diferente, surgem conflitos que podem atrapalhar todo um clima organizacional.
E não são poucas as empresas que passam por isso. Segundo pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), 75% das empresas enfrentam problemas geracionais. E os resultados desses conflitos são muito prejudiciais. Um estudo feito pela ASTD Workforce Development em parceria com a VitalSmarts mostrou que cerca de 35% dos entrevistados admite que sua companhia gasta pelo menos cinco horas de trabalho por semana em conflitos entre gerações. Ou seja, existe uma perda de produtividade de cerca de 12%.
Além disso, esses conflitos podem ser um dos diversos fatores estressores na prática laboral, uma vez que contribuem para o detrimento da saúde física e mental dos colaboradores. Como já mencionamos em outra publicação, empresas que possuem altos níveis de estresse apresentam também funcionários com mais sintomas clínicos de doenças mentais e o dobro de licenças não planejadas. Isso tem, além de custos diretos, um enorme impacto na produtividade da empresa. TEXTO IV
É possível falar de convívio entre gerações em arranjos familiares, sejam eles casais com filhos, mães ou pais solteiros com filhos, biológicos ou não, e avós que criam os netos. Essas pessoas, muitas vezes, fazem parte de épocas diferentes e, provavelmente, discordam em alguns aspectos da vida.
Ceneide Maria de Oliveira Cerveny, doutora em psicologia e professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), estuda relações familiares e intergeracionalidade. Ela afirma que o ser humano nasce com uma dupla tarefa. “[temos de] ser nós mesmos e, ao mesmo tempo pertencermos a uma família situada sempre em um tempo e espaço”, explica.
É devido a essa dualidade que ocorrem os conflitos de gerações. O contexto em que cada indivíduo cresce influencia na forma com que ele analisa os problemas enfrentados ao longo da vida.
Camila Barbosa Lima, formada em design gráfico, pertence aos Millennials e é mãe. Ela acredita que o contexto econômico ao qual uma pessoa está submetida também influencia as suas percepções de mundo. “Questões como feminismo e machismo são muito fortes no conflito entre gerações por causa disso. Quanto menos acesso à informação, menos tolerantes ficamos com o que é diferente de nós”, pontua Camila.
No entanto, ela acredita que as novas gerações questionam os valores e as regras seguidas pelas de seus antecessores. “Entre pais e filhos, percebo que as novas gerações aceitam cada vez menos a imposição dos pais nas suas escolhas, assim como a imposições de padrões sociais toleráveis ou estabelecidos pelas gerações anteriores”, explica.