Sobretudo, vale destacar que o bullying refere-se a todas as formas de atitudes agressivas, tanto de forma física quanto verbal e que constantemente acontece em escolas e colégios, e que estão levando a muitos alunos e estudantes a viverem situações aterrorizantes e traumáticas que afetam sua autoestima e até mesmo sua preparação para o futuro.O abusador que exerce o "bullying " se sente superior, e usa essa superioridade ameaçando,usando insultos, agressões e etc. A vítima na maioria dos casos sofre calado,tendo medo, angústia, por conta das ameaças do abusador ,em alguns casos ,o bullying praticado pode levá-la a vítima a consequências devastadoras como suicídio.
Segundo a Agência Senado, revelou que 69,7% dos jovens afirmam ter visto algum tipo de agressão dentro das escolas sendo elas, ameaças e discriminação. O bullying na maioria das vezes acaba sendo disfarçado apenas como "brincadeira" sendo ele o bullying moral ,como xingar,preconceitos que envolve questão de raça,etnia,religião e etc.A lei N° 14.957 de 16 de julho de 2009, do Vereador Gabriel Chalita, se dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, e na prevenção e combate ao "bullying " nas escolas,realizando um projeto pedagógico elaborado pelas escolas.
Portanto,sobretudo é evidente e necessário a colaboração e discussão nas escolas e com os responsáveis, para o combate desse ato. Projetos como ONGs, palestras , para identificar vítimas e agressores, e que medidas devem ser tomadas o mais rápido possível contra esses agressores. Conscientizar a população e os país responsáveis,mostrando o quanto esse assunto é necessário e importante.Assim sendo, ter reuniões e debates com mais frequência nas escolas, orientando os responsáveis a dá uma atenção devida ao seu filho, abrindo campanhas para acolher todas as pessoas que foram vítimas dessa prática tão imoral que é o bullying. Tendo assim,uma vida e uma população com mais empatia e com força de vontade de viver.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.