Em primeira análise, evidência-se que a má qualidade de ensino. Sob essa ótica, que cerca 4 milhões de estudantes brasileiros de 6 a 34 anos abandonaram as escolas em 2020, o que representa 8,4% de evasão escolar. Dessa forma, vemos que tais porcentagens são reflexos de um ensino desqualificado pois, a falta de ônibus escolares interfere na ida até as escolas, além de professores dedicados de fato a ensinar.
Além disso, é notório que a necessidade de trabalhar para manter os custos de casa infelizmente é a realidade de muitos. Desse modo “Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade” de acordo com Arístoteles. Consoante a isso, alunos e alunas devem ter suas necessidades ouvidas e supridas para não precisarem terem que escolher entre trabalho e estudo.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter a evasão escolar no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal, disponibilizar verbas para a aquisição de transportes escolares e melhores processos seletivos para a aquisição de novos professores (as), além de ajustar de maneira justa o auxílio emergencial para famílias mais carentes, a fim de que a evasão escolar acabe e todos as desigualdades sejam sanadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.