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Por somaR
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No filme “Wall-e” é exacerbado um cenário onde à Terra se torna um ambiente inóspito devido ao grande acúmulo de lixo. Fora da ficção, a situação retratada na obra cinematográfica se assemelha a realidade, onde é possível observar a produção excessiva de lixo na sociedade contemporânea. Esse panorama lamentável ocorre não só em razão da mentalidade capitalista como também do dinamismo.
Em primeira análise, é importante destacar a mentalidade capitalista. Nessa perspectiva, é oportuno assinalar que segundo Karl Marx, filósofo influente na revolução industrial, o propósito de toda e qualquer produção, em uma sociedade capitalista, é o consumo. Seguindo a lógica marxista, é perceptível que o lucro, na maioria das vezes, será priorizado, deixando questões ambientais em segundo plano, tendo como consequência o acúmulo de lixo em aterros sanitários e o aumento da emissão de gases de efeito estufa. Assim, infere-se que enquanto indústrias e empresas priorizarem o capital o meio ambiente será visto apenas como matéria-prima.
Ademais, ressalta-se o dinamismo e o imediatismo presentes no mundo contemporâneo. Paralelamente, é válido postular o processo de “obsolescência programada”, onde as mercadorias são produzidas com limitações e um curto tempo de vida útil, pois será substituído por algo mais atualizado. Dessa forma, a dinâmica existente na troca de produtos, principalmente eletrônicos, gera uma alta produção de lixo, visto que o aparelho “desatualizado” é visto muitas vezes como inútil e ultrapassado, sendo, geralmente, descartado.
Destarte, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Isto posto, cabe ao Estado, através de parcerias com órgãos relacionados, realizar campanhas de conscientização através de redes sociais, como Facebook e Instagram, de modo a promover uma mudança de mentalidade para um consumo mais consciente, evitando o acúmulo excessivo de lixo e o futuro retratado pela obra cinematográfica “Wall-e”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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