Em primeiro plano, é preciso atentar para o reflexo histórico presente na questão. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a religião afro-brasileira é a principal vítima de discrimanção. Nesse contexto, desde o período da colonização brasileira houve um empenho na catequização dos indígenas nativos e os negros africanos, como forma de suprimirem suas crenças politeístas. Por essa razão, ocorre o continuismo desse preconceito religioso, o que dificulta ainda mais sua resolução.
Além disso, a insuficiência de leis é uma grande barreira que acaba potencializando atos inconstitucionais no Brasil. Conforme o escritor Jonathan Swift " Temos bastante religião para nos odiarmos, mas não o suficiente para nos amarmos". De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a perseguição religiosa ainda esta presente na sociedade moderna, no qual é realizado atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a pessoa em função da crença. Assim, há um aumento de casos onde as vítimas denúnciam, porém, o peso da lei acaba não afetando aos agressores, que acaba gerando uma grande injustiça para a solução dessa problemática.
Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Dessa maneira, cabe ao Estado construir delegacias especializadas em crimes de ódios contra religião, além de fiscalizar as devidas punições para quem o praticar. Ademais, cabe às escolas abordarem sobre as diferenças de diversas religiões informando e conscientizadno as crianças e adolescentes à respeitarem, através de palestras e campanhas para a população, ajudando na diminuição do preconceito. Somente assim, a população brasileira poderá atuar na melhora do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.