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Por Athesui
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão da intolerância religiosa. Dessa forma, percebe-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja por causa de reflexo histórico, seja pela insuficiência de leis.

Em primeiro plano, é preciso atentar para o reflexo histórico presente na questão. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a religião afro-brasileira é a principal vítima de discrimanção. Nesse contexto, desde o período da colonização brasileira houve um empenho na catequização dos indígenas nativos e os negros africanos, como forma de suprimirem suas crenças politeístas. Por essa razão, ocorre o continuismo desse preconceito religioso, o que dificulta ainda mais sua resolução.

Além disso, a insuficiência de leis é uma grande barreira que acaba potencializando atos inconstitucionais no Brasil. Conforme o escritor Jonathan Swift " Temos bastante religião para nos odiarmos, mas não o suficiente para nos amarmos". De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a perseguição religiosa ainda esta presente na sociedade moderna, no qual é realizado atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a pessoa em função da crença. Assim, há um aumento de casos onde as vítimas denúnciam, porém, o peso da lei acaba não afetando aos agressores, que acaba gerando uma grande injustiça para a solução dessa problemática.

Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Dessa maneira, cabe ao Estado construir delegacias especializadas em crimes de ódios contra religião, além de fiscalizar as devidas punições para quem o praticar. Ademais, cabe às escolas abordarem sobre as diferenças de diversas religiões informando e conscientizadno as crianças e adolescentes à respeitarem, através de palestras e campanhas para a população, ajudando na diminuição do preconceito. Somente assim, a população brasileira poderá atuar na melhora do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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