Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80477
Segundo a Constituição de 1988, o documento jurídico mais importante do país, todos os cidadãos são iguais perante à lei. Entretanto, o que é previsto na Constituição Federal não ocorre na prática, visto a diferença no julgamento e punição entre os cidadãos brasileiros. Assim, uma legislação ineficiente e a disparidade socioeconômica são os principais fatores que sustentam a problemática.

Em primeiro lugar, é importante destacar a ineficaz legislação no sentido de perpetuar a impunidade. No podcast “Praia dos Ossos” da Rádio Novelo é narrado um crime ocorrido no Brasil: o assassinato de Ângela Diniz pelo marido, o qual saiu livre do primeiro julgamento, que foi no mínimo questionável. Desse modo, muitos crimes são indevidamente julgados no país. Assim, aumentando a vergonhosa estatística da impunidade no Brasil.

Ademais, a desigualdade socioeconômica é um fator agravante do problema. Na música “Haiti”, do compositor e cantor brasileiro Caetano Veloso, há o seguinte trecho: “Mas presos são quase todos pretos ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres”. De forma análoga, na sociedade brasileira a condição social e econômica de um réu é, infelizmente, determinante para a definição da sentença. Com isso, só aumenta o número de pobres presos no país, enquanto pessoas mais abastadas acabam saindo impunes mesmo tendo infligindo a lei.

Portanto, medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para isso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão responsável pela defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais, deve, por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Deputados, garantir que todos os processos jurídicos transcorram de maneira íntegra, prevendo punições para os membros do Poder Judiciário que desviarem da conduta, além de instaurar uma melhor análise antes de afiançar delitos. Espera-se com essas medidas reduzir os problemas com a justiça no país.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80493
@eurodrigo, @vitoriaca, @Gi69, @Anna1, @EmillyySilva, @chihirukiki.

Oi, pessoal. Poderiam corrigir e pontuar? Desde já agradeço.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80637
@Anna1, obrigado por pontuar : )

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Justiça e Sistema Punitivo no Brasil
por Murilozxz    - In: Outros temas
0 Respostas 
84 Exibições
por Murilozxz
A justiça e o sistema punitivo do Brasil
por Dacar    - In: Outros temas
1 Respostas 
113 Exibições
por Felipe082
SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL
por kauuanna    - In: Outros temas
0 Respostas 
608 Exibições
por kauuanna
0 Respostas 
81 Exibições
por eves123
0 Respostas 
59 Exibições
por Helenmariar
0 Respostas 
208 Exibições
por Thamires444
1 Respostas 
165 Exibições
por gabryellar
Dificuldade do acesso a justiça no Brasil
por Same    - In: Outros temas
0 Respostas 
743 Exibições
por Same
1 Respostas 
163 Exibições
por EmillyySilva
0 Respostas 
98 Exibições
por Carlos2211

No conto "O sonho de um homem rídi[…]

Como uma de muitas vítimas desses golpes , […]

A violência contra a mulher é um prob[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM