Nesse contexto, o
comportamento de proprietário dos patrões está entre as principais causas da falência da dignidade humana mediante o trabalho. Segundo o pensamento marxista, priorizar o bem pessoal em detrimento do coletivo gera inúmeros problemas para sociedade. Sendo assim, enquanto os trabalhadores estiverem sendo negligenciados a fim de suprir os caprichos de quem os empregam, os brasileiros perdurarão sendo escravos do seu trabalho.
Ademais, a imprudência na qual as leis trabalhistas são aplicadas também agrava o quadro disposto. Nesse sentido, o corpo trabalhista é negligenciado e submetido a situações desonrosas e, que na maioria, por dependerem do emprego são calados diante da necessidade. Dessarte, conforme a falha legislativa permanece, a submissão trabalhista aumenta.
Depreende-se, portanto, que a dignidade ferida dos trabalhadores brasileiros merece um olhar de enfrentamento. Para tanto, é dever do ministério do trabalho e emprego em conjunto com o poder legislativo, elaborar leis mais rigorosas como por exemplo: exclusão do CNPJ da empresa além da demissão do infrator, a fim de mitigar o abuso de autoridade para com os trabalhadores. Feito isso, o Brasil não mais será um país que lesa a dignidade, mas que a constrói por meio do trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.