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Por IlsonNeto
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#80534
No livro “vidas secas” de Graciliano Ramos, torna-se evidente a vida miserável por quem anseia na busca contínua por um bem essencial e universal: a água. A escassez de água no Brasil tornou-se um problema crescente e perigoso, visto que esse recurso incorpora todos os setores sociais. Nesse contexto, faz-se evidente o consumo exagerado e desnecessário de água nos meios sociais e industriais.

Primariamente, é necessário destacar o uso desproporcional de água da população brasileira gerado pela falta de preocupação com o esgotamento desse bem hídrico, gerando um consumo desenfreado de água. Segundo o sistema nacional de informações sobre saneamento cada brasileiro consome em média 154 litros de água por dia, número extremamente alto, visto que a organização das nações relata que uma pessoa só precisa de 110 litros diários de água. Com isso torna-se claro os problemas o consumo exacerbado brasileiro, sendo de extrema importância a tomada de medidas capazes de reverter essa situação.

Outrossim, cabe ressaltar também uso desregulado de água na fabricação de produtos, visto que o Brasil é um país que possui grandes índices industriais, tornando isso algo perigoso. Segundo um relatório produzido pela Trucost, um único “smartphone” gasta mais de 12 500 litros de água na sua produção, número absurdamente alto e alarmante, visto que no Brasil existem cerca de 234 milhões de “smartphones”. O gasto de água desnecessário então gerado pelas empresas que buscam cada vez mais o lucro e a produção desenfreada contribuem para o avanço da problemática.

Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso é necessário que o ministério da educação em conjunto com o ministério das comunicações inclua a importância da preservação da água no currículo escolar, e realize campanhas públicas visando assim promover e educar a população acerca da importância de poupar água. Paralelamente é necessário também que o ministério da ciência e tecnologia promova projetos incentivando o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a redução do uso de água e também para a reutilização da mesma.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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