É imperativo que o consumismo tem se acentuado na sociedade. Sua origem se deu no pós período da Revolução Industrial, cuja produção passou a ser abundante, causando a “necessidade” de substituir um produto por motivos, muitas das vezes, fúteis. Apesar desse modelo capitalista de produzir gerar empregos — e, consequente, ser um grande fator para os EUA serem a maior potência econômica do mundo —, a alta quantidade de lixões está poluindo cada vez mais a atmosfera terrestre. Dessa forma, o mundo necessita de medidas urgentes, antes que se torne um local nocivo à saúde da população.
Concomitantemente, a falta de conhecimento é mais um impasse na diminuição da quantidade de lixo. Isso ocorre em razão de não haver o ensino adequado nas escolas sobre como descartá-los e cuidar do planeta, desde o fundamental I — haja vista ser o período onde se aprende mais —. Conforme dito pelo filósofo estoico, Sêneca: “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. Portanto, é de suma importância a criação de projetos nas escolas que incentivem a reciclagem de produtos não mais utilizados.
Dessarte, é possível reduzir os efeitos negativos. Entretanto, para o fiel cumprimento, é imprescindível que o Ministério da Educação — visto que é o órgão governamental responsável pela educação no Brasil —, por intermédio de palestras em escolas públicas e privadas, promova debates a respeito do descarte e reciclagem de lixo. Assim, o estado da Terra, retratado pela animação, não será mais uma realidade futura, ficando apenas na ficção.
Agradeço a todos que me ajudaram a tornar esse sonho possível! E parabéns aos desenvolvedores dessa plataforma!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.