Em primeiro lugar, é importante destacar a ineficaz legislação no sentido de perpetuar a impunidade. No podcast “Praia dos Ossos” da Rádio Novelo é narrado um crime ocorrido no Brasil: o assassinato de Ângela Diniz pelo marido, o qual saiu livre do primeiro julgamento, que foi no mínimo questionável. Desse modo, muitos crimes são indevidamente julgados no país. Assim, aumentando a vergonhosa estatística da impunidade no Brasil.
Ademais, a desigualdade socioeconômica é um fator agravante do problema. Na música “Haiti”, do compositor e cantor brasileiro Caetano Veloso, há o seguinte trecho: “Mas presos são quase todos pretos ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres”. De forma análoga, na sociedade brasileira a condição social e econômica de um réu é, infelizmente, determinante para a definição da sentença. Com isso, só aumenta o número de pobres presos no país, enquanto pessoas mais abastadas acabam saindo impunes mesmo tendo infligindo a lei.
Portanto, medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para isso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão responsável pela defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais, deve, por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Deputados, garantir que todos os processos jurídicos transcorram de maneira íntegra, prevendo punições para os membros do Poder Judiciário que desviarem da conduta, além de instaurar uma melhor análise antes de afiançar delitos. Espera-se com essas medidas reduzir os problemas com a justiça no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.