Dessa maneira, nota-se que o fumo é maléfico e acarreta diversas doenças aos seus dependentes. Tal situação ocorre porque há uma baixa propagação por parte do governo sobre os danos que o vício acarreta como doenças cardíacas, pulmonares e diversos tipos de câncer. Prova disso é que, segundo o Ministério da Saúde, 443 pessoas morrem a cada dia por causas atribuídas ao tabaco e, nas mídias sociais, as campanhas de alerta são quase nulas. Assim, torna-se notório que existe uma baixa preocupação sobre tal vício.
Além disso, é fundamental pontuar que o crescimento de novos modismos no tabagismo está atrelado ao fato de parecerem menos prejudiciais à saúde. Essa relação existe porque muitos jovens ou dependentes da nicotina buscam uma outra opção como o cigarro eletrônico ou o narguilé. Porém, segundo a organização Mundial da Saúde, o uso em 20 minutos desses modismos equivalem a 100 cigarros comuns o que evidencia que o melhor para saúde é não fazer uso de nenhum desses.
Dessa forma, é possível perceber que o combate ao tabagismo no Brasil precisa ser feito com maior rigidez. É preciso que o Ministério da Saúde por meio das redes midiáticas façam campanhas de alerta e conscientização, em forma de vídeos e propagandas, que avisem a população sobre os riscos do uso do tabaco. Além disso, é necessário que a Anvisa aumente a fiscalização em relação à venda de cigarros eletrônicos e narguiles, em especial na internet para que os menores de idades não tenham acesso a fim de que o número de fumantes e dependentes da nicotina diminuam na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.