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Por jordanavivi
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No primeiro episódio de Black mirror, série da Netflix, nota-se que os personagens estão tão curiosos com as cenas repulsivas transmitidas pela internet que não percebem que a princesa que foi sequestrada está livre. Esse é um exemplo do que a manipulação pode causar, não só a desinformado como a falta de vontade próprio, motivo que levou os personagens a continuarem assistindo, mesmo a cena sendo repulsiva.
Em 1930, Getúlio Vargas criou o Departamento de Informação e Propaganda (DIP), essa ferramenta permitiu a ele censurar e controlar a impressa da época, fato que contribuiu para a desinformação das pessoas em relação ao que acontecia no País, ajudando ele a disseminar notícias falsas a favor do governo.
No mito da caverna, obra de Platão, notamos que a manipulação das sombras dentro da caverna, faz com que os personagens acomodem-se com as imagens fornecidas. É o que acontece na atualidade com pessoas em comportamento de manada.
Diante dos argumentos apresentados, concluímos que a desinformação e a falta de vontade própria são consequências do problema. É importante que a mídia instigue a população a obter mais conhecimento com comerciais em horários nobres desmentindo notícias falsas para conter esses fatores que contribuem para o problema.E para reduzir a falta de vontade própria é viavel que o MEC crie nas escolas programas de leitura e debates para cultivar a curiosidade dos jovens.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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