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Por Rayanne07
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#80467
No ano de 1500, quando o Brasil é descoberto pelos portugueses, o nomeado escrivão, Pero Vaz de Caminha, relata a primeira impressão que teve dos indígenas: "eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse a vergonha". No entanto, esta visão se perpetua até os dias de hoje, visto que uma parcela da população enxerga os indígenas como seres irrelevantes. Nesse contexto, evidencia-se que este tipo de pensamento ocorre em decorrência tanto pela falta de representatividade, quanto pelo preconceito.

Sob esse viés, vale postular que a carência de representatividade para com os cidadãos indígenas dificultam a resolução desse problema. Em harmonia como filósofo Jürgen Habermas, a inclusão e o amparo à população devem ser prerrogativas para convívio social e justo. Desse modo, nota-se que não se tem a inclusão dos povos indígenas na sociedade, um exemplo disso é na literatura, já que é extremamente raro se conhecer autores indígenas e quando se tem, não ganham a mesma representatividade que os demais. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.

Ademais, o preconceito apresenta uma relação  íntima com a existência desse cenário. De acordo com o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Diante disso, percebe-se que o preconceito com relação aos indígenas se torna evidente, de modo que sua crença, sua cultura, seu modo de viver não é respeito pelos demais cidadãos da sociedade brasileira, e quando se tem alguém dessa população que consegue entrar em uma universidade e por ventura arranjar um emprego, isso é visto como algo incoerente, pelo fato de ser indígena. Logo, é essencial superar esses paradigmas que prejudicam diversos indivíduos.

Depreende-se, portanto, que uma medida seja encontrada para mitigar esse impasse. Para isso, o Poder Público juntamente com o Ministério da Educação devem investir em projeto voltado para a representação dos indígenas, isso pode ser feito por meio de palestras e divulgação de livros de autores indígenas nas escolas, a fim de que se tenha a comunidade indígena tenha um maior reconhecimento, e consequentemente mitigue o preconceito. Tal ação pode, ainda, ser divulgada pela mídia de massa, para que a população tome conhecimento. Dessa forma, será possível dissociar a atual conjuntura, aproximando-se dos ideais Jürgen Habermas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Iurymed
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#80469
Redação impecável , só fica a observação para a repetição do conectivo portanto no desenvolvimento 1 e na conclusão .( repetição de conectivos ocorre a perda de pontos na competência 4)
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