Primeiramente, a grande preferência dos consumidores pela praticidade e não pela qualidade dos alimentos é um grande desafio presente no problema. No filme “Tá Chovendo Hambúrguer”, o protagonista cria uma máquina de produzir comida visando possibilitar a alimentação de toda população. Sob esse viés, na contemporaneidade os Supermercados adquirem função semelhante, pois, oferecem uma grande variedade de alimentos ultraprocessados prontos e semi-prontos, os quais na medida que facilitam a alimentação, trazem prejuízos à saúde. Logo, é inadmissível que este cenário continua a perdurar.
Além disso, a lacuna educacional a respeito da alimetação agrava ainda mais o problema. Segundo Paulo Freire, a educação tem um papel fundamental na preparação do índividuo para o convívio social. No entanto, o que defende o educador não ocorre na realidade brasileira, visto que a escola não aborda temas como a alimentação saúdavel, bem como os prejuízos que consumir alimentos ricos em gorduras e açúcares traz, o que deixa as crianças despreparadas para lidar com a sua alimentação na vida adulta. À vista disso, é urgente que as escolas mudem sua postura frente a esta situação.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater ambos os obstáculos. Para isso cabe as Redes de Supermercados do Brasil, investir mais em alimentos minimamente processados - considerando a praticidade e o valor nutritivo que possuem - por meio de parcerias com tecnólogos em alimentos - profissionais capacitados para a eleboração de produtos como estes - a fim de melhorar a alimentação da população, evitando a obesidade. Com isso espera-se a efetização de uma sociedade pautada na Teologia de Barros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada