A violência sempre existiu, seja em grandes guerras ou pequenos assaltos. Mas a sociedade precisa agir se quiser evitar e combater essa violência. E umas das maiores instituições sociais criadas pelo homem, a escola, não está livre de toda essa violência. Mas isso não impede que a escola, com o apoio dos pais, tome atitudes para que essa violência diminua. Ações de apoio às vítimas, com certeza devem ser tomadas, pois elas forem diversos problemas neurológicos e algumas ficam com diversos traumas.
Mas além de apoio às vítimas, os praticante de bullying devem receber a devida atenção, pois muitos deles no fundo são inseguros e usam de intimidação para combater seus medos e receios. Por isso, os indivíduos que causam o bullying devem receber a devida punição, mas também devem ser orientados e disciplinados para que não voltem a tomar tais atitudes violentas. O bullying além de causar tantos problemas psicológicos às suas vítimas, também prejudica o desempenho escolar, pois muitos que sofrem esses ataques, resistem a ir a escola e não conseguem focar nos estudos com essas preocupações.
Portanto, o bullying deve ser parado a todo custo, com campanhas de orientação para evitar que pessoas praticantes dessas agressões surjam, apoio às vítimas, seja com terapeutas ou psicólogos, mas o apoio da comunidade escolar e da escola também é fundamental para que aquele que sofreu bullying se sinta mais confortável para estudar. Mas além disso, os responsáveis pelo bullying devem sofrer as devidas consequências e serem disciplinados para que abandonem essas práticas de uma vez por todas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.