Por Anne24
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80453
No desenho infantil "Scooby-doo", a personagem Salsicha tem uma relação harmoniosa e respeitavel com seu cachorro Scooby. Fora da ficção, entretanto, parte da população brasileira não tem esse vínculo amistoso com os animais, haja vista os maus tratos e abandono de animais domésticos no país. Isso se deve a ideia de superioridade do homem sobre os demais animais e a indústria alimentícia animal desorganizada do país.


Diante desse cenário, vale ressaltar que a ideia de predomínio do ser humano ocasiona maus tratos e abandono de animais domesticados. Sob esse viés, a obra distópoca "A Revolução dos Bichos", do escritor George Orwell, narra como o senhor Jones, proprietário da Granja do Solar, maltrata e explora os bichos por se sentir superior a eles. Similarmente o livro, tal panorama reflete na sociedade verde-amarela, uma vez que o homem ao julgar os animais irracionais, sente-se no direito de explorar e abandoná-los, mesmo cônscio de que eles são carentes de sua ajuda. Assim, o ser humano ignora a senciência desse grupo e os expõem e situações degradantes e cruéis.


Ademais, o modo desorganizado como funciona a indústria alimentícia animal no Brasil propulsiona os maus-tratos aos bichos. Nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais reitera que, em caso de animais destinados à alimentação, esses devem ser alojados, transportados e abatidos sem haver ansiedade ou dor. No entanto, ao se observar a realidade de frigoríficos e abatedouros, nota-se uma contrariedade ao que afirma o documento proclamado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura), já que, nesses locais há a superlotação e abates cruéis e violentos de animais, o que provoca o sofrimento e a angústia deles. Logo, e Fundamental retroceder esse cenário.


Depreende-se, portanto, a necessidade de uma intervenção estatal para que a violência contra os animais se extingua. Por isso, é imprescindível que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - órgão responsável pelo desenvolvimento pecuário e pelo bem-estar de animais de produção econômica - viabilize o abate humanitário dos animais, por meio da intervenção de fiscais nos abatedouros e frigoríficos, com o fito de reduzir a violência contra os animais. Além disso, é necessário que os meios midiáticos mentalize a população acerca da igualdade de todos, independente da espécie a qual se encontra. Dessa forma, o povo brasileiro será amigo dos seus animais, como a personagem Salsicha.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Joaovittt
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80577
A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a saúde como imerante a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prenegativa não tem se reverberando com ênfase na prática quando se observa a desvalorização da ciência no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa o análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência e os interesses governamentais para combater tal desvalorização de uma ciência eficaz. Nesse sentido, a ciência deveria ser uma das prioridades do governo, ainda mais no momento pandêmico que o Brasil vive. Essa conjuntura segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde que infelizmente é evidente no país. 

Ademais, é fundamental apontar a falta de interesse do governo como impulsionador da grande desvalorização da ciência e crise sanitária no Brasil. Segundo, um levantamento da BBC News Brasil, feito a partir de fontes públicas, aponta que a União teria gasto, no mínimo, uma quantia torno R$ 90 milhões com medicamentos cuja eficácia e segurança já haviam sido contestadas por estudo científico, porém mais uma vez foi ignorada pelas políticas públicas e sofrendo cortes orçamentários vertiginosos, a ciência brasileira enfrenta hoje uma condição agonizante, e o futuro do país depende da reversão desse quadro crítico.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que a mídia, por intermédio de campanhas, alertas e propagandas mostre a realidade que há no Brasil, para com isso o governo, ou as autoridades tomem providências de uma valorização maior pra ciência. Assim, se consolidará uma sociedade mais tranquila, pois sabe que a saúde pública é uma prioridade, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
0
Avatar do usuário
Por willoliveira
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80589
Boa noite, @Anne24 . Segue a minha correção:

No desenho infantil "Scooby-doo", a personagem Salsicha tem uma relação harmoniosa e respeitavel com seu cachorro Scooby. Fora da ficção, entretanto, parte da população brasileira não tem esse vínculo amistoso com os animais, haja vista os maus tratos e abandono de animais domésticos no país. Isso se deve a ideia (Erro de regência. "Isso se deve à ideia) de superioridade do homem sobre os demais animais e a indústria alimentícia animal desorganizada do país.

Diante desse cenário, vale ressaltar que a ideia de predomínio do ser humano ocasiona maus tratos e abandono de animais domesticados. Sob esse viés, a obra distópoca "A Revolução dos Bichos", do escritor George Orwell, narra como o senhor Jones, proprietário da Granja do Solar, maltrata e explora os bichos por se sentir superior a eles. Similarmente o livro (Erro de regência. "Similarmente ao livro), tal panorama reflete na sociedade verde-amarela, uma vez que o homem ao julgar os animais irracionais, sente-se no direito de explorar e abandoná-los, mesmo cônscio de que eles são carentes de sua ajuda. Assim, o ser humano ignora a senciência desse grupo e os expõem (Erro de concordância. Verbo "expor" deve estar no singular, para concordar com o núcleo do sujeito: "ser humano") e situações degradantes e cruéis.

Depreende-se, portanto, a necessidade de uma intervenção estatal para que a violência contra os animais se extingua ("extinga"). Por isso, é imprescindível que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - órgão responsável pelo desenvolvimento pecuário e pelo bem-estar de animais de produção econômica - viabilize o abate humanitário dos animais, por meio da intervenção de fiscais nos abatedouros e frigoríficos, com o fito de reduzir a violência contra os animais. Além disso, é necessário que os meios midiáticos mentalize a população acerca da igualdade de todos, independente da espécie a qual se encontra. Dessa forma, o povo brasileiro será amigo dos seus animais (Repetição da palavra "animais" por variadas vezes, no decorrer dos parágrafos. Use sinônimos), como a personagem Salsicha (Salsicha é o personagem - masculino).

Como percebe-se, a maior recorrência de erros está na questão da regência dos verbos. Abç.
0
Por Anne24
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80654
@willoliveira
Obg pela correção.

OBS.: De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, a personagem e o personagem podem ser usados tanto para o masculino quanto para o feminino.

OBS. 2: Pode me dizer o que falta na proposta de intervenção??
0
Avatar do usuário
Por willoliveira
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80666
@Anne24 ,

Pela questão semântica, "a personagem" não se adequa quando se refere de masculino, embora seja aceito pela nova ortografia. Erro de semântica nem sempre importa erro de ortografia.

Já em se tratando da sua conclusão, foi somente em relação aos pequenos erros gramaticais.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
89 Exibições
por orafaeldario
0 Respostas 
80 Exibições
por Thaise16
abandono de animais domésticos
por cibellydier    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por cibellydier
0 Respostas 
175 Exibições
por anac7
1 Respostas 
161 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
69 Exibições
por maa90s
Abandono de animas domésticos no Brasil.
por MayanieRod    - In: Outros temas
2 Respostas 
144 Exibições
por MayanieRod
Os maus-tratos aos animais no Brasil
por Emyy222    - In: Outros temas
0 Respostas 
89 Exibições
por Emyy222
Combate aos maus-tratos de animais no Brasil
por Silva02    - In: Outros temas
4 Respostas 
225 Exibições
por Silva02
Combate aos maus- tratos de animais no Brasil
por Rayelli    - In: Outros temas
5 Respostas 
453 Exibições
por Mylike

Alguém poderia corrigir por favor @EuDavi[…]

daicomana , era pra eu ter te mencionado. Foi err[…]

A mulher sendo maior parte da populaç&atild[…]

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM