Diante desse cenário, vale ressaltar que a ideia de predomínio do ser humano ocasiona maus tratos e abandono de animais domesticados. Sob esse viés, a obra distópoca "A Revolução dos Bichos", do escritor George Orwell, narra como o senhor Jones, proprietário da Granja do Solar, maltrata e explora os bichos por se sentir superior a eles. Similarmente o livro, tal panorama reflete na sociedade verde-amarela, uma vez que o homem ao julgar os animais irracionais, sente-se no direito de explorar e abandoná-los, mesmo cônscio de que eles são carentes de sua ajuda. Assim, o ser humano ignora a senciência desse grupo e os expõem e situações degradantes e cruéis.
Ademais, o modo desorganizado como funciona a indústria alimentícia animal no Brasil propulsiona os maus-tratos aos bichos. Nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais reitera que, em caso de animais destinados à alimentação, esses devem ser alojados, transportados e abatidos sem haver ansiedade ou dor. No entanto, ao se observar a realidade de frigoríficos e abatedouros, nota-se uma contrariedade ao que afirma o documento proclamado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura), já que, nesses locais há a superlotação e abates cruéis e violentos de animais, o que provoca o sofrimento e a angústia deles. Logo, e Fundamental retroceder esse cenário.
Depreende-se, portanto, a necessidade de uma intervenção estatal para que a violência contra os animais se extingua. Por isso, é imprescindível que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - órgão responsável pelo desenvolvimento pecuário e pelo bem-estar de animais de produção econômica - viabilize o abate humanitário dos animais, por meio da intervenção de fiscais nos abatedouros e frigoríficos, com o fito de reduzir a violência contra os animais. Além disso, é necessário que os meios midiáticos mentalize a população acerca da igualdade de todos, independente da espécie a qual se encontra. Dessa forma, o povo brasileiro será amigo dos seus animais, como a personagem Salsicha.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.