Avatar do usuário
Por plinioj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80381
A obra dramática “Extraordinário” aborda a questão da exclusão aos meios digitais na sociedade. Na trama, Auggie é um garoto que sofre de um problema físico, portanto não frequenta a escola e locais públicos com frequência, o que o deixa a par da tecnologia tão vivida nos dias de hoje. Deixando de lado a ficção, é notório que essa é a realidade de muitos cidadãos brasileiros, fazendo-se necessário análises acerca do tema.

Em primeira análise, é fato que a escola é vista pela sociedade como o local a se frequentar para aprender, inclusive o conhecimento digital que está presente em diversas escolas. No entanto, ao olhar para dentro de colégios públicos, a presença da tecnologia não existe e muitas vezes nem é prioridade em relação às condições precárias desses institutos, o que causa uma desigualdade ao comparar com escolas privadas. Tal realidade entra em conflito com a ideia de Equidade, de John Rawls, que diz ser preciso um equilíbrio entre as condições dos indivíduos de uma mesma sociedade, o que, infelizmente, não acontece no Brasil por alunos de instituições particulares terem melhores condições de estudo do que os da rede pública.

Ademais, para ingressar no mercado de trabalho atualmente, as noções básicas de tecnologia não são opcionais e sim obrigatórias, o que exclui parte da população que não tem conhecimentos tecnológicos. Essa exclusão gera indivíduos sem oportunidades de emprego e aumenta cada vez mais o déficit de profissionais do país. Esse cenário acarreta no desacordo com o Contrato Social, de John Locke, que afirma ser dever do Estado prover o bem-estar social, que no Brasil não acontece.

Nesse contexto, é mister que o Ministério da Educação amplie a tecnologia na formação das pessoas, por meio da construção de laboratórios de informática nas escolas, para que cresçam dentro desse meio e já ingressem no mercado de trabalho com noções digitais. Dessa forma, o Brasil será menos desigual e a Equidade estará cada vez mais próxima.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
90 Exibições
por Daniella2023
0 Respostas 
80 Exibições
por Raekwon1
1 Respostas 
88 Exibições
por Lemes
2 Respostas 
202 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
122 Exibições
por amorimlaura
1 Respostas 
175 Exibições
por luisnetto
13 Respostas 
758 Exibições
por Lauany25
2 Respostas 
307 Exibições
por OlrenBeat
5 Respostas 
394 Exibições
por Casey12
0 Respostas 
59 Exibições
por nicolasfor

Desde que o mundo é mundo, e que as formas […]

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM