Em primeiro plano,é necessário frisar que a falha sistema de ensino em promover a educação sexual é capaz de limitar a própria compreensão da sexualidade do indivíduo.Posto isso,é pertinente trazer a frase do Rubem Alvez,em que o pedagogo postuula ''há escolas que são asas e há aquelas que são gaiolas''.Isso significa que caso o aprendizado não promova a pessoa para o pleno conhecimento da realidade em que está inserida - instruir acerca a sexualidade e uso de preservativos par a prevenção de gravidez,advertindo as consequências que esta pode acarretar-elas serão incapazes de assumir a plena defesa do coletivo.Logo,infere-se que a gravidez na adolescência tem como porquê principal o não conhecimento das adolescentes acerca as consequências de uma vida sexual sem o preparo adequado.
Ademais,cabe ressaltar o problema social relacionado a gravidez dna adolescência.Diante disso,o documentário ''Meninas '' ilustra o impacto social que essa gravidez acarreta na vida dessas adolescentes.Ele mostra relatos de adolescentes grávidas e seu contexto familiar,demonstrando a precária situação em que se encontram,e discutem acerca as consequências da gravidez:dificuldades financeiras e o abandono escolar.A partir dessa análise,faz-se necessário o amparo dessas famílias para que o futuras dessas adolescentes não seja tão prejudicado.
Portanto,medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário.Para que isso ocorrra,o Ministério da Educação em parceria do Ministério da Saúde,deve promover,por meio de redes sociais,camanhas informacionais acerca o uso de preservativos,a fim de instruir os jovens a evitar uma gravidez precoce.Além disso,o Ministério da Educação,por intermédio de profissionais da saúde,como enfermeiras ou sexólogos,mobilizar palestras com a temática de educação sexual,para os jovens e seus responsáveis,com o fito que este assunto deixe de ser um tabu npara os jovens e sua família,e como consequência a gravidez na adolescência será minorada.Desse modo,a realidade apresentada no documentário ''Meninas'' será menos encontrada nos lares brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada