Deve-se destacar, de início, a desigualdade em relação ao acesso à educação como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, nota-se, no Brasil, que muitos estufantes não possuem computadores ou moradias com redes de internet, o que provoca um atraso em comparação aos estudantes com melhores condições de vida e acentua a desigualdade já existente entre eles, uma vez que o fator influencia na probabilidade do indivíduo ser aprovado em uma universidade e, consequentemente, obter melhores empregos. Assim, se não houver ações que promovam a democratização da educação, manter-se-à um panorama de elevadas diferenças sociais e econômicas.
A falta de preparo para o ensino remoto também é uma adversidade, uma vez que coloca a qualidade da educação ofertada em cheque. Estima-se, no Brasil, que 54% dos professores não cursaram, na graduação, uma disciplina voltada ao uso da tecnologia no processo de instrução. Isso é inaceitável visto que, de acordo com o renomado empresário Steve Jobs, "a tecnologia move o mundo", sendo, portanto, essencial para o seu progresso. Desse modo, caso o Brasil queira evoluir e se desenvolver como um país de primeiro mundo, é necessário que ele invista na preparação de seus professores, melhorando o ensino e aproximando a nação verde-amarela da tecnologia.
Assim sendo, é evidente que o atual uso da tecnologia na educação se configura como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, cabe ao Ministério da Educação – órgão responsável pelas diretrizes educacionais do país – promover programas de inclusão digital nas escolas por meio de direcionamentos de verbas para a compra de aparatos tecnológicos, de modo a democratizar o seu acesso. Além disso, com o objetivo de se tornarem aptos para o ensino à distância, os professores devem se capacitar quanto ao assunto tecnologia, através de cursos inseridos na grade curricular da formação superior. Somente assim, essa questão será minimizada no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.