Por JNakamura
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#80359
Segundo a Constituição Federal de 1988 – documento situado no topo do ordenamento jurídico –, todos têm direito à educação. No entanto, quando se observa o cenário hodierno, especialmente o retratado durante a pandemia de COVID-19, percebe-se que essa garantia enfrenta entraves para ser consumada, haja vista que, neste período, muitos brasileiros tiveram dificuldades para ingressar na chamada educação a distância. Nesse contexto, configuram-se como as principais causas do revés a desigualdade perante o acesso à tecnologia e a falta de preparo para o ensino remoto.
Deve-se destacar, de início, a desigualdade em relação ao acesso à educação como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, nota-se, no Brasil, que muitos estufantes não possuem computadores ou moradias com redes de internet, o que provoca um atraso em comparação aos estudantes com melhores condições de vida e acentua a desigualdade já existente entre eles, uma vez que o fator influencia na probabilidade do indivíduo ser aprovado em uma universidade e, consequentemente, obter melhores empregos. Assim, se não houver ações que promovam a democratização da educação, manter-se-à um panorama de elevadas diferenças sociais e econômicas.
A falta de preparo para o ensino remoto também é uma adversidade, uma vez que coloca a qualidade da educação ofertada em cheque. Estima-se, no Brasil, que 54% dos professores não cursaram, na graduação, uma disciplina voltada ao uso da tecnologia no processo de instrução. Isso é inaceitável visto que, de acordo com o renomado empresário Steve Jobs, "a tecnologia move o mundo", sendo, portanto, essencial para o seu progresso. Desse modo, caso o Brasil queira evoluir e se desenvolver como um país de primeiro mundo, é necessário que ele invista na preparação de seus professores, melhorando o ensino e aproximando a nação verde-amarela da tecnologia.
Assim sendo, é evidente que o atual uso da tecnologia na educação se configura como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, cabe ao Ministério da Educação – órgão responsável pelas diretrizes educacionais do país – promover programas de inclusão digital nas escolas por meio de direcionamentos de verbas para a compra de aparatos tecnológicos, de modo a democratizar o seu acesso. Além disso, com o objetivo de se tornarem aptos para o ensino à distância, os professores devem se capacitar quanto ao assunto tecnologia, através de cursos inseridos na grade curricular da formação superior. Somente assim, essa questão será minimizada no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por larissateles
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#80382
Achei sua redação ótima, só se atente ao iniciar o parágrafo usar um conectivo (estou falando do segundo parágrafo). Não acho que seria algo que eles descontariam ponto, por ter sido um erro apenas.
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#80510
Parabéns, sua redação ficou muito bem feita!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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