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Por Mascarenhas
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#80356
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado quando se observa os desafios do processo de alfabetização no brasil dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema em virtude da escassez de investimentos e da falta de infraestrutura das escolas públicas.
Convém ressaltar, a princípio, que a escassez de investimentos é um fator determinante para a persistência do problema. Sabe-se que a base de uma sociedade capitalista é o capital, como explicam filósofos como Marx. Nesse sentido, para serem resolvidos problemas dentro do contexto capitalista, faz-se necessário investimento financeiro. No entanto, há uma lacuna de investimento na questão do desafios do processo de alfabetização no brasil, que tem sido negligenciado, o que torna sua solução mais difícil de ser alcançada.

Em consequência disso, surge a questão da falta de infraestrutura, que intensifica a gravidade do problema. De acordo com dados do Tesouro Nacional, atualmente o investimento em infraestrutura é baixo e configura-se como o menor em 10 anos. No entanto, sem infraestrutura não há como atuar na questão dos desafios do processo de alfabetização no brasil, visto que, as escolas públicas encontram-se em um estado precário. Assim, a priorização do dinheiro público em outros setores atua como forte empecilho na intervenção do problema, dificultando sua resolução.

Dessa forma, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União devem fiscalizar o destino dos investimentos brasileiros, a fim de remanejá-los a áreas que mais necessitam. Para que tal destinação seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas, nas quais a população interaja e aponte questões como os desafios do processo de alfabetização, que precisam ser resolvidos com urgência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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