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Por Athesui
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Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira em pleno século XXI, nota-se que esse ideal iluminista é verificado na teoria e não desejavelmente na prática. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas a violência e o legado histórico presente no país.

Em primeiro plano, é preciso atentar para a violência presente na questão. De acordo com o Mapa de violência 2012, entre 1980 e 2010 houve um aumento de 230% de mulheres vítimas assassinadas no país, esse crescimento ocorreu devido ao pensamento machista e misógina que são promovidas pela sociedade, as mulheres foram ensinadas a ser submissa aos homens, ainda que estejam sofrendo agressões e violência, do abuso psicológico ao sexual. Dessa forma, constroi-se uma cultura do medo, que acaba sendo um grande obstáculo no avanço da realização de denuncias de agressão.

Além disso, é notorio que o legado histórico está presente na ideologia da sociedade moderna. De acordo com a escritora romena Carmen Sylva " Uma mulher é apedrejada pela ação que poderia ter sido praticada por um homem perfeito", enfatiza o papel de superioridade do gênero masculino em relação ao femeninino, já que a cultura do patriarcado considera que a figura feminina é "frágil" ou "sensível", adquirindo uma liberdade limitada, como resultado, o papel da mulher naquela época era ser a dona de casa, sendo responsável pela criação dos filhos e cuidar de seu marido. Diante disso, as mulheres ainda são julgadas por realizar ações que vá em contra do patriarcalismo.

É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a segurança da mulher brasileira. Dessa maneira, cabe ao Estado, implementar a fiscalização, através das leis que protegem as vítimas, em parceria com as mídias de grande acesso, divulgar amplamente os canais de denúncia, tanto via telefone, quanto online com a possibilidade de fazê-la anonimamente. A partir dessas ações, espera-se alcançar á uma sociedade igualitária para ambos os gêneros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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