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Por lunnajamylle
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Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra até o topo de uma montanha eternamente. Todos os dias Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo, era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta para solucionar um dos grandes problemas sociais do Brasil, o uso exacerbado do tabaco. Nesse enquadramento, fas-se necessário a busca por soluções em virtude da negligência do Governo e do silenciamento da questão.
Sob esse viés, vale ressaltar que o desmazelo estatal exerce domínio na persistência desse contratempo no país. De acordo com o filósofo Aristóteles, é dever do governo atuar sobre o interesse de todos na busca pelo bem comum. Nesse contexto, no que tange o pensamento filosófico, é notável que a busca pelo beneficiamento de todos é apenas uma teoria, posto isto, é implausível qie as autoridades sejam falhos em relação à busca por meios que tragam lucidez sobre os riscos do consumo excessivo da nicotina - substância presente no fumo -, o que é prejudicial, uma vez que os cidadãos ficam expostos aos ricos da utilização do tabaco.
Outro ponto relevante, é a falta de debates sobre a problemática, que permite que o problema permaneça intrínseco à realidade brasileira. Segundo o historiador brasileiro, Leandro Karnal, "é no conhecimento que existe uma chance de libertação". Diante disso, é nocivo que o assunto não seja tratado com a seriedade necessária, ademais, é inadmissível que o Estado não forneça à população palestras informacionais que auxiliem na desconstrução desse silenciamento da questão, como reflexo, uma situação caótica, contudo, mutável.
Diante dos fatos, é preciso a reivindicação de medidas que revertam esse cenário conturbado. Assim, o Governo em conjunto com o Ministério de Saúde, devem promover eventos informativos que tragam clareza a respeito da temática, essas reuniões serão realizadas em locais públicos e contarão com o amplo apoio midiático no auxílio de sua divulgação, espera-se com isso que os índices negativos consequentes do tabagismo mudem para melhor. Dessa maneira, quanto antes a ação for iniciada mais rápido presenciaremos a evolução do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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