De início, é importante destacar que os catadores de recicláveis estão diariamente expostos a materiais contaminados por bactérias, vírus, vermes e até mesmo produtos químicos, os quais são extremamente nocivos à sua saúde. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões, área onde catadores de lixo mais atuam, deveriam ter sido erradicados em 2014, devido aos riscos que podem trazer ao bem-estar das pessoas. Contudo, é visível que a norma não foi seguida e ainda existem lixões onde catadores contraem enfermidades. Isso demonstra a negligência por parte do governo.
Ademais, cabe ressaltar a desvalorização do trabalho nos coletores de lixo como empecilho enfrentado por eles. Segundo a pesquisadora Fernanda Lira, do Instituto de Pesquisas Aplicadas, "não existe reciclagem no Brasil sem os catadores". No entanto, é visível a discriminação sofrida pelos menos por parte da sociedade, o que pode sujeitá-los à violência e afetar tanto sua saúde mental quanto física.
Para minimizar os desafios enfrentados por trabalhadores essenciais ao funcionamento da reciclagem, é necessário que o Ministério da Saúde colabore como os catadores, fornecendo-lhes roupas e equipamentos que impeçam a contração de doenças, a fim de melhorar suas condições de trabalho. Além disso, é dever do Ministério de Segurança Pública assegurar a segurança dos coletores, contratando equipes que os protejam de agressões verbais e físicas. Somente assim, as circunstâncias de trabalho dos catadores de lixo serão mais favoráveis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.