Diante desse cenário, a ingenuidade infantil facilita que esse público seja vítima de desaparecimentos. Sob esse viés, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visa a proteção à população infantojuvenil. Em razão dessa inocência infante implícita no ECA, sequestradores utilizam artifícios - como brinquedos, animais de estimação e alimentos - para atrair e seduzir as crianças e os adolescentes com intuito de praticar o rapto. Sendo assim, em função da simplicidade infantil, indivíduos em desenvolvimento são mártires do desaparecimento.
Ademais, a inapta segurança do Brasil é propulsora desse drama. Nesse sentido, nos Estados Unidos há um sistema de alerta quando acontece raptos de crianças, o chamado Alerta Amber. Essa medida de segurança ajuda na procura dos pequenos sequestrados, e infelizmente, no território brasileiro não há um sistema eficaz para buscar crianças e adolescentes perdidos ou tomados de seus responsáveis. Logo, é fundamental políticas públicas para retroceder esse impasse no país.
Depreende-se, portanto, a necessidade de extenuar a intempérie da população infantojuvenil desaparecida no Brasil. Por isso, é imprescindível que o Poder Executivo - órgão responsável por administrar os interesses públicos - articule medidas de segurança para a população infante, similares ao Alerta Amber citado anteriormente, por meio de projetos e leis que visem a proteção à vulnerabilidade infantil, com o fito de reduzir o número de crianças e de adolescentes desaparecidos na sociedade verde-amarela. Dessa forma, será possível evitar catástrofes como a ocorrida com a personagem Susie.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.