Nesse cenário, primeiramente, percebe-se o silenciamento presente no problema. Para Djamila Ribeiro, "o silêncio é cúmplice da violência". Tal silêncio está presente no escasso exercício da denúncia das mudanças climáticas, visto que muitas pessoas presenciam diariamente o desrespeito a natureza. Assim, é preciso que o silêncio deixe de ser cúmplice das mudanças climáticas, e o exercício da denúncia seja exercido.
Em paralelo, a alienação social é um entrave no tange o problema. Segundo a instituição Ipsos Mori, o Brasil já foi considerado o país mais alienado do mundo. De fato, a falta de conhecimento sobre os efeitos das mudanças climáticas assusta, visto que a população brasileira não têm o devido conhecimento desse entrave. Assim, é urgente que a informação sobre o tema seja popularizada.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para solucionar o problema discorrido. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente deve criar um treinamento sobre denúncias, por meio das redes sociais, a fim de combater o silênciamento que gera os obstáculos para diminuição dos efeitos das mudanças climáticas. Tal ação pode, ainda, contar com uma cartilha em PDF para ser baixada.
@eurodrigo @EmillyySilva @Isabelle10ra @thayolivb Podem corrigir por favor?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.