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Por KailaneEMF
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No que se refere à escolha profissional dos jovens nos dias atuais é um problema global, visto que jovens de 18 anos tomam a decisão mais importante de suas vidas e a pressão da sociedade, relacionado ao seu futuro.
Certamente a escolha profissional pode influenciar no seu futuro, principalmente quando jovens entram na faculdade, desistem no primeiro semestre, e entram no mercado de trabalho, sem uma carreira e identificação profissional. Segundo o Ministério da Educação (MEC) em 2019, 59% dos estudantes do ensino superior desistiram dos cursos entre 2010 e 2019 no Brasil.
Ademais, destaca-se a pressão da sociedade em especial os pais, quando decidem por seus filhos qual carreira devem seguir por questão de salário ou carreira familiar e não ligando em escolher o que realmente gosta. Segundo o Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) em 2019, 66,70% dos jovens de 18 à 28 anos afirmam que os pais deram liberdade na sua escolha, observando-se outros 33,3% tendo que seguir o que os pais querem.
Dessa forma, percebe-se que a escolha profissional é uma decisão difícil, sendo bem pensada e não influenciada para obter uma boa escolha e não obter arrependimentos futuros. Sendo assim, são necessárias a consciência dos pais em dar apoio e não decidir por eles na carreira, ações do governo em oferecer oficinas de empregos, testes vocacionais, total apoio a esses jovens para tomarem a decisão certa e obter um futuro tranquilo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Jotaveh
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#80371
No que se refere à A escolha profissional dos jovens nos dias atuais é um problema global, visto que jovens de 18 anos tomam a decisão mais importante de suas vidas e a pressão da sociedade, relacionado ao seu futuro. [ok, mas onde está a tese?]

meu anjo, sendo bem direto, você não está familiarizada com a estrutura do ENEM.
Nela, você deve por a tese (causas-problemas 1 e 2) na introdução.

Cada tese é argumentada em um parágradode desenvolvimento.
D1 > Causa1 + relação com algum repertório + consequências + conclusão.
D2 > Causa2 + relação com algum repertório + consequências + conclusão.

Conclusão: Uma solução para cada Causa-problema.
uma das soluções deve conter os 5 elementos: 1.Agente; 2. Ação; 3. Meio/modo; 4. Finalidade; 5. Detalhamento de algum elemento.

Sua nota ficaria muito baixa, pois não respeita a estrutura pedida, quando não há tese (causas do problema) toda sua redação fica comprometida.
Minha sugestão é estudar a estrutura separadamente, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
E observar como uma "puxa" a outra através dessas causas.
1. introdução > apresenta as causas
2. Desenvolvimento > desenvolve a argumenta sobre as causas
3. Soluciona as causas.

Espero ter ajudado.
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