Diante desse contexto, a falta de investimento estatal é um fato que causa o agravante da problemática. Nesse sentido, segundo o filósofo Noberto Bobbio, a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem capaz de lhe dar o direito ao respeito e à consideração por parte do Estado. Todavia, é notável que o poder público não cumpre o seu dever, uma vez que a mínima ação seria a distribuição gratuita de absorventes para todo o país, pois quando alguém menstrua e não tem condições de comprar os mesmos, a pessoa acaba tendo que usar de outros recursos para substituí-los, como o pano, o quero pode afetar a saúde íntima.
Ademais, é importante salientar quem a pouca compreensão individual contribui com a pobreza menstrual. De acordo com isso, o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra "O Homem Cordial", expõe o egoísmo presente na sociedade brasileira. A partir disso, o indivíduo imerso em si próprio não enxerga a dificuldade de quem necessita de produtos de higiene pessoal para menstruação, por causa da desigualdade social. Portanto, essa realidade precisa ser mudada urgente.
Levando-se em conta tudo discutido, é inegável que a pobreza menstrual no Brasil exige a tomada de medidas. Para isso, carece que o Ministério da Saúde crie um projeto que vise a distribuição gratuita de absorventes para todos, para que assim não haja mais ninguém com a necessidade de produtos de higiene menstrual, por meio de investimento estatal além da ajuda da mídia para divulgar. Assim, aos poucos o problema será finalmente resolvido no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.