Certamente a escolha profissional pode influenciar no seu futuro, principalmente quando jovens entram na faculdade, desistem no primeiro semestre, e entram no mercado de trabalho, sem uma carreira e identificação profissional. Segundo o Ministério da Educação (MEC) em 2019, 59% dos estudantes do ensino superior desistiram dos cursos entre 2010 e 2019 no Brasil.
Ademais, destaca-se a pressão da sociedade em especial os pais, quando decidem por seus filhos qual carreira devem seguir por questão de salário ou carreira familiar e não ligando em escolher o que realmente gosta. Segundo o Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) em 2019, 66,70% dos jovens de 18 à 28 anos afirmam que os pais deram liberdade na sua escolha, observando-se outros 33,3% tendo que seguir o que os pais querem.
Dessa forma, percebe-se que a escolha profissional é uma decisão difícil, sendo bem pensada e não influenciada para obter uma boa escolha e não obter arrependimentos futuros. Sendo assim, são necessárias a consciência dos pais em dar apoio e não decidir por eles na carreira, ações do governo em oferecer oficinas de empregos, testes vocacionais, total apoio a esses jovens para tomarem a decisão certa e obter um futuro tranquilo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.