Segundo Sérgio Buarque de Holanda, na sua obra “Raízes do Brasil”, os colonos vieram atrelados a uma cultura na qual a mulher era usada como sua propriedade, e, assim, reificada. Elas eram subordinadas aos seus “senhores” em todos os sentidos; não tinham voz e nem vez. Além disso, vítimas constantes de violência doméstica. Logo, isso retrata uma herança colonial.
Ademais, esse reflexo negativo impera na sociedade hodierna. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, atualmente, uma em cada quatro mulheres é vítima de algum tipo de violência, tais como física, sexual ou psicológica. Ainda, na mesma pesquisa, relata-se que essas ocorrências causam transtornos emocionais permanentes a esse público vulnerável. Isso mostra a consequência de uma sociedade pautada no machismo, além da relação de posse e poder, relativos aos seus parceiros.
Desse contexto, infere-se, portanto, que ações efetivas devem ser tomadas para mitigar essa realidade. Nessa ótica, o Estado deve cumprir o seu papel constitucional de proteção e fazer valer a legislação vigente, através da construção de mais delegacias especializadas no atendimento desse público, a fim de atender a uma maior demanda com mais agilidade. Outrossim, a sociedade deve manter-se ativa no sentido de interagir com os órgãos responsáveis, através de denúncias permanentes relacionadas a atos criminosos lesivos à mulher. Assim, tal “cultura” será obra recorrente do passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.