Em primeira análise, observa-se a pressão que os jovens sofrem por seus pais em relação às suas escolhas. Segundo o filósofo Rosseau "Os homens nascem livres e por toda parte encontram-se acorrentados", partindo desse pensamento percebe-se que os filhos vivem em um ambiente familiar onde são livres para fazer o que quiser, mas não tem liberdade de fazer suas próprias escolhas para sua vida profissional. Nota-se que esses comportamentos não são saudáveis e que causam danos emocionais, além de prejudicar o relacionamento da família. Desse modo, fica claro que ações devem ser feitas para mudar essa realidade.
Ademais, o medo de fracassar também é um dos fatores que prejudicam na hora de escolher uma profissão. Nesse sentido, observa-se que muitas pessoas por serem pressionadas demais por todos em sua volta ou por se mesmo, acabam ficando com medo e inseguras que acabam desistindo de suas carreiras. Dessa forma, fica explícito que essas pessoas necessitam de um apoio para reverter esse cenário de frustração.
Portanto, é fundamental uma ação do Ministério da Educação desenvolverem projetos nas escolas como palestras para auxiliar
os alunos na escolha de suas carreiras, trazendo psicólogos para dar todo o apoio que esses estudantes necessitam. Além de conversar com os pais, com intuito de melhorar o relacionamento da família. Com tais implementações, os jovens seriam mais seguros em relação à sua vida profissional ao contrário de Miguel.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.