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Por nekkoya
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Análoga à lei da Inércia, de Isaac Newton, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue nele, mudando-o de trajeto, a desvalorização científica é um obstáculo na conjuntura brasileira. A respeito disso, não só a base educacional lacunar mas a falta de investimentos contribuem para a continuação do problema, carecendo de medidas que ajam nesse percurso.
Em primeira análise, convém destacar a insuficiência educacional presente na questão. Conforme Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Nesse sentido, uma grande parcela populacional apresenta desinteresse em relação à ciência, pois não aprendeu como ela se aplica no cotidiano, seja devido às aulas ruins ou à falta delas, gerando traumas nos estudantes. Dito isso, é notório a deficiência do ensino no tema.
Ademais, outro empecilho encontrado é a falta de investimentos. Sabe-se que a base de uma sociedade capitalista é o capital, como explicam filósofos como Karl Marx. Por outro lado, os recentes cortes de verbas destinadas às instituições científicas dificultam os progressos de criações e descobertas, que necessitam do dinheiro para arcar com os gastos produzidos. Logo, é inadmissível a subsistência desse cenário.
Destarte, é indubitável a carência de intervenções nesse panorama. Cabe ao Departamento de Popularização da Ciência difundir informações sobre a importância da ciência no dia a dia, como os perigos de misturar certos produtos de limpeza. Esses conhecimentos devem ser divulgados na internet, utilizando-se de "hashtags", a exemplo de "#CiênciasAgora", e em programas televisivos destinados a essa área em horário nobre. Assim, a população se identificará mais com matérias como física e química e será estimulada a aprender esses tópicos, melhorando seu relacionamento com eles. Outrossim, o Governo precisará investir mais na formação de cientistas e em aulas nas escolas e instituições. Dessa forma, tais ações funcionarão como a força descrita por Newton, alterando o trajeto da desvalorização do pensamento científico, da persistência à extinção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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