A princípio, é interessante pontuar que a inanição estatal é uma das grandes causas do problema.Nesse sentido, de acordo com a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, o lazer é um direito social. Dessa forma, imagina-se que todos os brasileiros têm acesso aos cinemas e à cultura oferecida pelos filmes exibidos nas grandes telas, já que, cumprir a legislação apresentada na Magna Carta é um dever do Poder público. Contudo,o governo não atua do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente,dado que, grande parte da sociedade ainda sofre com essa paridade.Portanto, é inadmissível a ineficácia do Estado em não defender a população verde-amarela.
Além disso, a problemática encontra terra fértil na falta de empatia e no individualismo.Isso é devido ao fato de que os governantes brasileiros ainda tratam a democratização do acesso ao cinema e o oferecimento de recursos à essa pauta como algo desnecessário. Ademais, essa situação reforça a teoria de Zygmunt Bauman, explicitada em sua obra “Modernidade Líquida”, onde defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo.Em virtude disso, há como consequência a realidade brasileira,que tem como exemplo desse descaso, milhares de pessoas - em sua maioria de baixa renda e de regiões periféricas - que foram excluídas do universo cinematográfico e consequentemente não usufruem de seu direito ao lazer.Logo,medidas devem ser tomadas para combater esse imbróglio.
Para isso, o Ministério da Cultura, por meio dos recursos públicos da Receita Federal, deve investir na construção de novos cinemas, de modo que sejam oferecidos ingressos com um preço baixo,com oferta de cotas de meia-entrada e entrada gratuita para pessoas carentes de recursos.Além do mais, essas estruturas devem ser levadas para todos os bairros e regiões das cidades brasileiras,a fim de que a democratização do acesso ao cinema no Brasil seja concretizada.Assim, será construída uma sociedade onde o Estado desempenha corretamente sua função,bem como o país andará rumo à ordem e ao progresso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 67
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 53
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 53
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 67
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.