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Por Isabelaassis
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#80061
O lema positivista “O amor por princípio, a ordem por base; e o progresso por fim”, formulado pelo filósofo francês Augusto Comte,inspirou a frase política “Ordem e Progresso”exposta na célebre Bandeira Nacional.No entanto, a situação atual do país representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio,visto que, a falta de democratização do acesso ao cinema - grave problema a ser enfrentado no Brasil -resulta na desordem e no retrocesso do país.Desse modo, não só a negligência do Estado,como também a falta de empatia solidificam tal mazela.
A princípio, é interessante pontuar que a inanição estatal é uma das grandes causas do problema.Nesse sentido, de acordo com a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, o lazer é um direito social. Dessa forma, imagina-se que todos os brasileiros têm acesso aos cinemas e à cultura oferecida pelos filmes exibidos nas grandes telas, já que, cumprir a legislação apresentada na Magna Carta é um dever do Poder público. Contudo,o governo não atua do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente,dado que, grande parte da sociedade ainda sofre com essa paridade.Portanto, é inadmissível a ineficácia do Estado em não defender a população verde-amarela.
Além disso, a problemática encontra terra fértil na falta de empatia e no individualismo.Isso é devido ao fato de que os governantes brasileiros ainda tratam a democratização do acesso ao cinema e o oferecimento de recursos à essa pauta como algo desnecessário. Ademais, essa situação reforça a teoria de Zygmunt Bauman, explicitada em sua obra “Modernidade Líquida”, onde defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo.Em virtude disso, há como consequência a realidade brasileira,que tem como exemplo desse descaso, milhares de pessoas - em sua maioria de baixa renda e de regiões periféricas - que foram excluídas do universo cinematográfico e consequentemente não usufruem de seu direito ao lazer.Logo,medidas devem ser tomadas para combater esse imbróglio.
Para isso, o Ministério da Cultura, por meio dos recursos públicos da Receita Federal, deve investir na construção de novos cinemas, de modo que sejam oferecidos ingressos com um preço baixo,com oferta de cotas de meia-entrada e entrada gratuita para pessoas carentes de recursos.Além do mais, essas estruturas devem ser levadas para todos os bairros e regiões das cidades brasileiras,a fim de que a democratização do acesso ao cinema no Brasil seja concretizada.Assim, será construída uma sociedade onde o Estado desempenha corretamente sua função,bem como o país andará rumo à ordem e ao progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 67

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 53

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 53

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 67

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Isabelaassis
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#80068
thayolivb escreveu:plágio
poderia me explicar o por que? acho que você se enganou
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Por thayolivb
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#80069
Plágio é "a apropriação indevida de um produto intelectual (texto, obra artística, imagem, etc.) de uma pessoa sem lhe atribuir o devido crédito" (fonte: google). De acordo com a cartilha do participante do enem:

QUAIS AS RAZÕES PARA SE ATRIBUIR NOTA 0 (ZERO) A UMA REDAÇÃO?
(...)
[*] cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo
menos 8 linhas de produção própria do participante;

Segue para leitura:
https://download.inep.gov.br/publicacoe ... ipante.pdf

Sua redação constitui, portanto, plágio, pois foi copiada quase que integralmente desse site:
https://redacaonline.com.br/temas-de-re ... vre/491473
Apesar do tema ter sido diferente e de, por conta disso, você ter mudado algumas poucas palavras, não há na redação - minimamente - as "8 linhas de produção autoral" exigidas pelo Inep, sendo assim, o zero é pertinente e inegável - nesse caso. Obviamente você já sabe disso, afinal, desde os conectivos até as citações são iguais. Tendo isso em vista, peço mais empatia com quem corrige as redações, nosso tempo é escasso, não nos faça perdê-lo com situações assim, pois, poderíamos estar ajudando pessoas realmente interessadas em melhorar a escrita para o enem, nessa reta final.
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Por thayolivb
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#80070
Dei uma lida em algumas das suas redações postadas e percebi que já é, aproximadamente, a terceira vez que você usa a mesma estrutura de texto (inclusive com os mesmos conectivos e repertórios) apenas mudando o tema. Vamos lá: usar a mesma estrutura de texto para todas as redações para economizar tempo na hora da prova é aceitável e, em alguns casos prudente, desde que essa estrutura de texto seja feita por você, e não copiada de outro aluno ou site. Crie seu próprio texto para garantir que no enem você não seja penalizada por plágio. Hoje em dia as redações nota mil são publicadas anualmente, na íntegra, então, é muito fácil para um corretor saber quando acontece plágio. Além disso, aplicar uma mesma estrutura de texto para temas diferentes pode fazer você tangenciar o tema:
"De acordo com a Cartilha de Redação do Enem 2020, o tangenciamento ao tema se trata de 'uma abordagem parcial baseada somente no assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto" (fonte: google)
Isto é, falar de maneira vaga sobre o tema e não abordar o direcionamento específico da frase temática. Exemplo: falar de causas quando a frase temática pedia "consequências da uberização". É mais indicado, portanto, que vc treine todos os tipos de texto pra que na hora da prova consiga escrever sobre o que foi pedido, e não aplicar um modelo pronto que nem sempre se adequa.
Espero ter ajudado, um abraço! (Lembre-se de não copiar palavras, opiniões, ou repertórios quando for construir seu texto de autoria, paráfrase empobrece sua redação, mostre autenticidade)
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Por Iurymed
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#80081
Apenas complementando o comentário acima , não tem problema usar uma estrutura fixa nas redaçoes desde que você sua argumetação tenha coerência (só olhar as redações nota mil que possuem vários argumentos coringa) lembrando que a redação é corrigida em 3 minutos ou seja nenhum corretor vai procurar trechos com plágio.
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Por willoliveira
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#80091
Pow, se for Plágio, não vale! O aluno tem q ter consciência de q se tiver tentando enganar alguns aqui, estará enganando é a si próprio, infelizmente!
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