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Por Isabela0272
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#79715
No filme "Wall-E", produzido pela Disney, os seres humanos são forçados a ir embora do planeta Terra após deixá-lo inabitável devido a quantidade absurda de lixo produzida e acumulada. Infelizmente, é notório que, no Brasil, assim como no filme, os detritos não são devidamente descartados, dando origem à problemas ambientais. Tal problema encontra suas causas no consumo exagerado de produtos descartáveis e na falta de locais apropriados para o despojo dos mesmos.

De início, vale destacar o consumismo excessivo de mercadorias como um dos causadores da abundância de lixo, pois, quando jogados fora, esses produtos se acumulam em áreas impróprias para tal, degradando o ambiente. Segundo dados de pesquisa do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, cada brasileiro produz um quilo de lixo diariamente, uma quantidade bastante preocupante e que certamente afeta a natureza ao ser inapropriadamente manejada, contaminando recursos hídricos e afetando seres humanos e outros animais.

Ademais, vale ressaltar a carência de estruturas próprias para lidar com esses resíduos, uma vez que, sem elas, o lixo não é devidamente recolhido e acaba aglomerando-se em lugares indevidos, causando assim ainda mais problemas tanto para o ambiente quanto para os cidadãos, entre eles a proliferação de doenças, destruição de paisagens e poluição.

Com o objetivo de minimizar os impactos do acúmulo e má gestão do lixo no Brasil, é dever do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Economia divulgar os perigos que o consumo desenfreado de produtos traz à natureza por meio de campanhas. Também cabe ao Ministério do Meio Ambiente financiar construções de centro de coleta e reciclagem de lixo. Desse modo, a realidade distópica de "Wall-E" poderá ser evitada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por anasilva1
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#80048
Olá @Isabela0272. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário (seguindo o parágrafo)


No filme "Wall-E", produzido pela Disney, os seres humanos são forçados a ir embora do planeta Terra após deixá-lo inabitável3 devido a quantidade absurda de lixo produzida e acumulada. Infelizmente, é notório que, no Brasil, assim como no filme, os detritos não são devidamente descartados, dando origem à problemas ambientais. Tal problema encontra suas causas no consumo exagerado de produtos descartáveis e na falta de locais apropriados para o despojo dos mesmos.

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura adequada para redação ENEM


De início, vale destacar o consumismo excessivo de mercadorias como um dos causadores da abundância de lixo, pois, quando jogados fora, esses produtos se acumulam em áreas impróprias para tal, degradando o ambiente. Segundo dados de pesquisa do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, cada brasileiro produz um quilo de lixo diariamente, uma quantidade bastante preocupante e que certamente afeta a natureza ao ser inapropriadamente manejada, contaminando recursos hídricos e afetando seres humanos e outros animais.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Ademais, vale ressaltar a carência de estruturas próprias para lidar com esses resíduos, uma vez que, sem elas, o lixo não é devidamente recolhido e acaba aglomerando-se em lugares indevidos, causando assim ainda mais problemas tanto para o ambiente quanto para os cidadãos, entre eles a proliferação de doenças, destruição de paisagens e poluição.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura inadequada para redação ENEM


Com o objetivo de minimizar os impactos do acúmulo e má gestão do lixo no Brasil, é dever do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Economia divulgar os perigos que o consumo desenfreado de produtos traz à natureza por meio de campanhas. Também cabe ao Ministério do Meio Ambiente financiar construções de centro de coleta e reciclagem de lixo. Desse modo, a realidade distópica de "Wall-E" poderá ser evitada.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
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