De início, vale destacar o consumismo excessivo de mercadorias como um dos causadores da abundância de lixo, pois, quando jogados fora, esses produtos se acumulam em áreas impróprias para tal, degradando o ambiente. Segundo dados de pesquisa do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, cada brasileiro produz um quilo de lixo diariamente, uma quantidade bastante preocupante e que certamente afeta a natureza ao ser inapropriadamente manejada, contaminando recursos hídricos e afetando seres humanos e outros animais.
Ademais, vale ressaltar a carência de estruturas próprias para lidar com esses resíduos, uma vez que, sem elas, o lixo não é devidamente recolhido e acaba aglomerando-se em lugares indevidos, causando assim ainda mais problemas tanto para o ambiente quanto para os cidadãos, entre eles a proliferação de doenças, destruição de paisagens e poluição.
Com o objetivo de minimizar os impactos do acúmulo e má gestão do lixo no Brasil, é dever do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Economia divulgar os perigos que o consumo desenfreado de produtos traz à natureza por meio de campanhas. Também cabe ao Ministério do Meio Ambiente financiar construções de centro de coleta e reciclagem de lixo. Desse modo, a realidade distópica de "Wall-E" poderá ser evitada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.