É importante lembrar que em 2013, pelo Campeonato Brasileiro, as torcidas organizadas de Vasco e Athletico Paranaense protagonizaram uma das cenas mais lamentáveis do nosso esporte, ao fim do jogo alguns torcedores frustrados com a derrota atacaram os vencedores e isso causou algumas mortes e pânico em inocentes. Assim, esse tipo de prática afasta o público majoritariamente pacífico dos estádios e destroem o esporte aos poucos.
Além disso, é construída uma imagem errada o futebol no imaginário popular, muitas pessoas que não acompanham o esporte o considera violento e nocivo para nossa sociedade, a modalidade em si não é violenta e sim alguns torcedores. Logo, o que temos é violência no futebol e não violência do futebol.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para controlar a violência no esporte, urge que o poder legislativo crie projetos de leis mais rígidos que bana membros violentos de torcidas organizadas que causam a grande maioria das brigas de torcida. Também é prevenir e educar torcedores para o verdadeiro espírito esportivo. Somente assim, será possível que a imagem do futebol seja limpa e a população não tenha medo frequentar praças esportivas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.