Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a falta de denúncias. Segundo o filósofo Immanuel Kant que diz: "O individuo deve agir segunda a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal". Diante de tal exposto, para que o problema seja resolvido devem praticar o exercício da denúncia que é de extrema importância para a proteção dos animais e também mobilizar órgãos públicos municipais, estaduais e federais para assim combater os diferentes tipos de maus-tratos.
Ademais, é fundamental apontar o preconceito da sociedade como impulsionador do problema. Para o pensador francês Michel Foulcat, é preciso mostrar as pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos da história. Nesse sentido, a espécie "homo sapiens" se sentem superior aos animais por achar que são seres inferiores ou irracionais. Por exemplo, na Roma Antiga, animais eram abatidos em público, por humanos, como forma de espetáculo.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esses problemas. Cabe ao Governo Federal – poder executivo no âmbito da União - disponibilizar políticas públicas de conscientização, como, por exemplo: campanhas nas ruas, propagandas na televisão e em redes sociais, com a finalidade de influenciar os cidadãos à combater aos mau-tratos aos animais. Outras medidas devem ser tomadas, mas como disse o escritor Oscar Wilde: “O primeiro passo é o mais importante na evolução do homem ou nação”
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.