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Por Amanda455
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O filme de animação "Wall-e" conta a história de um robô que precisa ficar na terra para limpar e procurar água para sobrevivência da população que precisou ir para o espaço, não distante da realidade o Brasil atualmente passa por uma crise hídrica que está gerando vários impactos para os brasileiros. Nesse sentido, com fito de acabar com essa problemática é imperativo analisar os fatores que contribuem para a primícia de tal questão, dentre os quais se destacam as medidas extremas em algumas regiões e a desigualdade na disponibilidade de água.
Sob esse viés, vale ressaltar algumas medidas que estão sendo tomadas. De acordo com a Constituição de 1988, artigo nº 5, todo cidadão tem direitos e deveres, e é um direito da população ter abastecimento de água. Porém, com a crise e a falta de chuva várias pessoas estão sendo obrigadas a racionalizar ao extremo. Nesse contexto, a falta de banho e comida que perduram por muitos dias podem agravar alguns problemas de saúde como, a candidíase, a desnutrição e a anorexia.
Ademais, disponibilidade de água para cada região do Brasil tem criado várias dificuldades. Segundo dados da ONS as represas do sudeste estão com menos de 20% de armazenamento. No entanto, é a população do norte que estão com os maiores problemas, enquanto o Rio de Janeiro tem três galões de água para usar por dia o Acre só tem dois. Além disso, outros problemas são o aumento da conta de luz, a escassez da energia elétrica em outros lugares, a desertificação e a falta de irrigação para agricultura.
Portanto, a crise hídrica brasileira está gerando muito impactos negativos para sociedade. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente - responsável pela elaboração de políticas ambientais - em parceria com as mídias deverão ensinar as pessoas a como reutilizar e racionalizar a água da maneira correta, por meio de anúncios em redes sociais, para que doenças como a candidíase possa ser impedida de se proliferar. Ainda, o Estado deve fornecer água para as regiões que estão em crise, por intermédio de caminhões pipas, dessa maneira não haverá desigualdade na disponibilidade hídrica. Assim, boa parte dos problemas poderão ser resolvidos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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